Convém ainda estares atento a outros termos que na verdade não passam de sinónimos de açúcar (açúcares adicionados). Açúcar… com outros nomes.

Açúcar branco: açúcar puro, de cana. A cor é natural e não resulta de nenhum processo de branqueamento. É constituído por 99,9% de cristais de sacarose, e estes são naturalmente brancos.

Açúcar mascavado: o açúcar mascavado obtém-se com adição de melaço, o que lhe confere uma versão de cor castanha. Não apresenta na verdade um valor calórico significativamente menor que o branco (o mascavado possui 377 calorias por 100 gramas, sendo ligeiramente menos calórico do que o açúcar branco, que apresenta 391 por 100 gramas).

Açúcar amarelo: é parcialmente refinado e a cor dourada advém do melaço.

Açúcar de coco: é produzido a partir do líquido das flores da árvore de coco. Não é sujeito a processos de refinamento.

Açúcar biológico: o seu cultivo (da cana) é realizado sem recurso a fertilizantes químicos e utiliza processos que não prejudicam o meio ambiente.

Frutose: é um açúcar natural, presente em frutas, milho e leguminosas. Adoça mais do que os restantes açúcares, pelo que se pode usar em menor quantidade.

Glucose: a glucose, também designada por glicose, dextrose ou açúcar da uva, está presente nos frutos doces, como é o caso da uva, e também no mel, juntamente com a frutose. Também existe em pequenas quantidades no sangue (glicemia) e na urina. A glucose é constituinte de muitos oligossacarídeos, entre os quais a maltose, a sacarose − em que a glucose se encontra combinada com a frutose − e a lactose, em que a glucose se combina com a galactose.

Dextrose: enquanto o açúcar de mesa é feito de cana-de-açúcar, a dextrose pode ser processada a partir de vários tipos de plantas ricas em amido. A diferença entre a glicose e a dextrose é que esta contém água, enquanto a glicose não. A dextrose está muitas vezes presente em suplementos: sendo absorvida rapidamente, é importante para a recuperação pós-treino.

“Seja branco, castanho ou refinado, não se engane: açúcar é açúcar”, diz a dietista Catherine Collins ao National Health Service (UK).

Tags
Fernanda Mestre
Operadora de armazém
Silvia Nicolau
Desenvolvimento de produtos alimentares
Fernando Prisal
International Business Development Manager
Joana Cabrita
Operadora de armazém
Daniel Lança
Operador de armazém
Rúben Correia
Operador de armazém
Raquel Cunha
Operadora de armazém
Ana Filipa Simões
Operadora de armazém
Ana Margarida Fernandes
Operadora de armazém
Excellence means believing in your team.
Carla Pereira
Responsável de Armazém
Excellence means taking risks