Considerada por muitos como a Nutrição do Século XXI, a Nutrição Funcional já não é apenas uma tendência que começou nos Estados Unidos. Também já não é só o futuro antecipado em países como Brasil ou Itália. A Nutrição Funcional é o presente. E o mais fantástico de tudo é que… funciona!

Como funciona? Já lá vamos. Primeiro, apresentamos-te Mark Hyman, médico norte-americano e um dos responsáveis pela corrente médica da Medicina Funcional, que terá dado origem à Nutrição Funcional. Mark Hyman, esse mesmo, o autor best-seller do New York Times elogiado por personalidades como o antigo presidente dos EUA Bill Clinton: “Espero que o novo livro do Dr. Hyman vos inspire tanto como me inspirou a mim.” Mark defende uma medicina centrada no doente e não da doença. E é assim que também funciona a Nutrição Funcional.

Tens colesterol elevado? Um especialista que atua com base na Nutrição Funcional terá um longo caminho a percorrer antes de pensar em prescrever o que quer que seja. Porque será que tens colesterol elevado? Quais serão as causas? E as análises, o que dizem? Há valores fora do padrão de referência. Mas será que os padrões de referência (usados para toda a gente) são também a tua referência. Como deverá ser a tua dieta? Será que os alimentos habitualmente aconselhados a quem deseja regular o colesterol são aconselháveis para ti?

Na Nutrição Funcional, assume-se que os alimentos ingeridos afetam o teu corpo ao nível celular. Ou seja, há milhares de moléculas cheias de informação em cada garfada. E estas moléculas que entram no teu corpo vão afetar o comportamento das tuas células e a forma como te sentes. Os alimentos e os nutrientes são de facto capazes de modular as funções do corpo, orgânicas, incluindo hormonais e genéticas. E isto vem dar resposta à pergunta do costume: “Eu faço exatamente a mesma dieta que a minha melhor amiga. Ela perdeu 5 quilos e eu continuo na mesma. Porque será?”

Cada pessoa é uma pessoa. E esta regra é sagrada para a Nutrição Funcional. Cada pessoa tem uma individualidade química, e este ‘palavrão’ só quer dizer que cada pessoa é única, reflexo de uma genética única e de uma interação ambiente/estilo de vida/comportamentos.

Assim é fácil distinguir um profissional com competências em Nutrição Funcional. É aquele que olha para ti como um todo e que vê no alimento mais do que uma fonte de calorias. É aquele que olha para ti à procura de outros sinais relacionados − cabelo e unhas fracas? É aquele que relaciona o estilo de vida, stress, identifica carências, inflamações, intoxicações. É aquele que intervém após o diagnóstico global. É aquele que não olha só para a doença.

Primeiro, olha bem para ti.

 

Fernanda Mestre
Operadora de armazém
Silvia Nicolau
Desenvolvimento de produtos alimentares
Fernando Prisal
International Business Development Manager
Joana Cabrita
Operadora de armazém
Daniel Lança
Operador de armazém
Rúben Correia
Operador de armazém
Raquel Cunha
Operadora de armazém
Ana Filipa Simões
Operadora de armazém
Ana Margarida Fernandes
Operadora de armazém
Excellence means believing in your team.
Carla Pereira
Responsável de Armazém
Excellence means taking risks