5 mitos sobre a proteína whey
Tiago Osório2024-11-20T15:20:23+00:00O que é verdade e o que não é sobre o suplemento nº 1 usado por atletas para melhorar a performance? Neste artigo analisamos 5 mitos sobre a proteína whey.
1. A proteína whey é especialmente dirigida aos atletas de musculação. Falso.
Começamos pelo mais antigo dos mitos sobre a proteína whey. E um dos mais errados. A proteína whey é um dos suplementos mais usados pelos atletas para melhorar a sua prestação desportiva. E qualquer atleta pode beneficiar do consumo da proteína whey.
A proteína whey promove o ganho de massa muscular. Mas também ajuda a controlar o peso, a fortalecer os ossos e, muito importante, a acelerar a recuperação. Estas são vantagens para atletas de modalidades associadas a categorias de peso, entre tantos outros atletas de modalidades distintas que pretendem maximizar resultados.
Dada a sua biodisponibilidade e composição em aminoácidos de cadeia ramificada, como a leucina – essenciais na recuperação muscular, a proteína whey tem sido muito recomendada, nomeadamente, para atletas que pretendem aumentar a força, atletas de endurance, desportos coletivos.
2. A proteína whey é um placebo. Falso.
A ciência desmistifica: estudos revelam que atletas que consomem proteína whey antes e após o exercício apresentam mais ganhos de força muscular e endurance, quando comparando com atletas que não consomem proteína whey.
3. A origem da proteína whey não é natural. Falso.
A proteína whey deriva do leite de vaca, como podem ver no nosso artigo sobre os tipos de proteína whey. Após a pasteurização do leite, na qual são eliminadas bactérias, é isolado um soro, através de um tratamento de ultra filtragem, e que contém água, proteína, lactose, minerais. A proteína whey é uma proteína de fonte natural e de elevada qualidade. Conselho: selecionar uma marca de confiança que garanta um produto de qualidade. Deves estar, por exemplo, atento à utilização de ingredientes patenteados que validam a mesma.
4. O corpo não consegue tolerar uma dieta rica em proteína. Falso.
A dose diária recomendada de proteína para um adulto com uma mínima atividade física é 0.8 gramas por quilo de peso. O que significa que quem pratica exercício com regularidade e/ou intenso, necessita de muito mais proteína, nomeadamente whey, para conseguir atingir os ganhos de força, de músculo e preservar a massa muscular magra.
A proteína whey tem ainda outras vantagens adicionais: ajuda a combater a inflamação, associada a doenças e ao exercício intenso. E também tem sido estudada em pessoas com diabetes tipo 2: um estudo mostra que os participantes que consumiram uma bebida de proteína whey antes das refeições apresentaram níveis mais equilibrados de açúcar no sangue após essas mesmas refeições.
5. As proteínas whey são todas iguais. Falso.
Dizer que não existem diferenças é mais um dos mitos sobre a proteína whey que tem de ser esclarecido. Existem três tipos de proteínas whey: a concentrada, a isolada e a hidrolisada. Variam na forma de produção, na quantidade de proteína, hidratos de carbono, gordura. São distintas e devem ser escolhidas em função do atleta e das suas necessidades e objetivos.
Informa-te melhor sobre o suplemento nº 1 dos atletas e já agora descobre a nossa gama completa de proteínas.