Tipos de Açúcares: Conheces as suas diferenças?
Tipos de Açúcares: Conheces as suas diferenças?
Convém ainda estares atento a outros termos que na verdade não passam de sinónimos de açúcar (açúcares adicionados). Açúcar… com outros nomes.
Açúcar branco: açúcar puro, de cana. A cor é natural e não resulta de nenhum processo de branqueamento. É constituído por 99,9% de cristais de sacarose, e estes são naturalmente brancos.
Açúcar mascavado: o açúcar mascavado obtém-se com adição de melaço, o que lhe confere uma versão de cor castanha. Não apresenta na verdade um valor calórico significativamente menor que o branco (o mascavado possui 377 calorias por 100 gramas, sendo ligeiramente menos calórico do que o açúcar branco, que apresenta 391 por 100 gramas).
Açúcar amarelo: é parcialmente refinado e a cor dourada advém do melaço.
Açúcar de coco: é produzido a partir do líquido das flores da árvore de coco. Não é sujeito a processos de refinamento.
Açúcar biológico: o seu cultivo (da cana) é realizado sem recurso a fertilizantes químicos e utiliza processos que não prejudicam o meio ambiente.
Frutose: é um açúcar natural, presente em frutas, milho e leguminosas. Adoça mais do que os restantes açúcares, pelo que se pode usar em menor quantidade.
Glucose: a glucose, também designada por glicose, dextrose ou açúcar da uva, está presente nos frutos doces, como é o caso da uva, e também no mel, juntamente com a frutose. Também existe em pequenas quantidades no sangue (glicemia) e na urina. A glucose é constituinte de muitos oligossacarídeos, entre os quais a maltose, a sacarose − em que a glucose se encontra combinada com a frutose − e a lactose, em que a glucose se combina com a galactose.
Dextrose: enquanto o açúcar de mesa é feito de cana-de-açúcar, a dextrose pode ser processada a partir de vários tipos de plantas ricas em amido. A diferença entre a glicose e a dextrose é que esta contém água, enquanto a glicose não. A dextrose está muitas vezes presente em suplementos: sendo absorvida rapidamente, é importante para a recuperação pós-treino.
“Seja branco, castanho ou refinado, não se engane: açúcar é açúcar”, diz a dietista Catherine Collins ao National Health Service (UK).