David Grachat

David Grachat - Ntação Paralímpicos

David Grachat foi sempre um miúdo irrequieto, e a mãe até chegou a oferecer uma régua à professora para quando se portasse mal. Devido à deficiência congénita com que nasceu no braço esquerdo, o pediatra recomendou a natação e hoje David Grachat é uma referência nesta modalidade. Em 2004, com apenas 17 anos, fez o tempo mínimo para ser apurado para os Jogos Paralímpicos de Atenas, mas deixou passar o prazo de inscrição. Quatro anos depois, estava em Pequim, voltou a competir em Londres em 2012 e novamente no Rio de Janeiro, em 2016.

Alexis Santos

Alexis Santos GoldAthlete - Natação

Começou a nadar com três anos de idade, por conselho médico, e hoje treina uma média de 26 horas por semana. Tinha o sonho de nadar entre os melhores do mundo e realizou-o aos 24 anos, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Já quebrou duas barreiras psicológicas nacionais: em 28 anos, foi o primeiro nadador português a participar numa meia-final dos Jogos Olímpicos e, no mesmo ano, foi também o primeiro, em 31 anos, a conquistar uma medalha para Portugal no Campeonato Europeu de Natação.