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10 alimentos que te vão dar um boost no teu Sistema Imunitário!

As temperaturas desceram e com esta descida, vêm as constipações e gripes. O culpado não é apenas o tempo frio, mas sim as diferenças de temperatura que sentes quando sais de uma sala onde o ar condicionado está a funcionar em todo o seu esplendor, para a rua onde a temperatura desceu pelo menos uns 10 ou 15 graus em comparação com a sala.

Uma alimentação pobre em antioxidantes e vitaminas também é outro factor que muitas vezes não é levado a sério pelas pessoas.

Fica aqui uma lista de 10 alimentos que deves acrescentar à tua dieta para te ajudarão a fortalecer o teu sistema imunitário.

Gengibre

O gengibre contém potentes propriedades anti-inflamatórias que são excelentes no combate às constipações e gripe.  O estado inflamatório que ocorre no nosso corpo em resposta à inflamação, diminuí em muito as defesas do no sistema imunitário, pelo que o gengibre é uma óptima opção para fortalecer o nosso organismo. Diversos estudos comprovam a sua eficácia na prevenção e combate aos estados inflamatórios do nosso corpo, sendo um dos alimentos mais aconselhados por diversos profissionais da área da saúde.

Frutas Cítricas

A vitamina C é útil na prevenção de constipações e pode ajudar a diminuir a duração e gravidade de resfriados e constipações, está geralmente associada à alimentos de natureza cítrica. Acredita-se que a vitamina C aumente a produção de glóbulos brancos. O seu papel no sistema imunitário passa por participar em diversas actividades a nível celular, contribuindo assim para o seu fortalecimento. Também é considerado um potente antioxidante natural.

Citrínos populares que incluem vitamina C:

  • Toranja
  • Laranjas
  • Tangerinas
  • Lima
  • Limão
  • Clementinas

Kiwis e Dióspiros

Estes frutos estão cheios de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, e vitamina C. Como falámos há pouco, a vitamina C ajuda na produção de glóbulos brancos,
estimulando assim o combate a infecções.

Frutos Secos

Os frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, ecan, caju, etc) são fonteS de zinco. O zinco é um dos minerais fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunitário. Manter um consumo regular destes alimentos permite evitar as deficiências de zinco que podem levar ao enfraquecimento do sistema imunitário, causando uma maior predisposição a gripes e constipações.

Alho

As propriedade imunitárias do alho resultam de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicína. Estudos efectuados mostram que alho reduz o risco de doença, ajudando também a reduzir a gravidade e o tempo de duração da doença, caso chegue a existir.

Abacate

O abacate é uma excelente fonte de vitamina E. Quando se trata de prevenir e combater constipações, a vitamina E tende a ficar em segundo plano em relação à vitamina C, mas não deixa de ser igualmente importante. É uma vitamina solúvel em gordura, que tem acção anti-inflamatória e estimulante do sistema imunitário, ajudando assim a fortalecer o nosso organismo. Outras fontes de Vitamina E são:

  • Amendoas e avelãs
  • Sementes
  • Vegetais de folhas verdes, como espinafre

Cogumelos

Os cogumelos são utilizados na medicina tradicional oriental desde há séculos. O seu alto conteúdo de beta-glucanos e fitonutrienes, tem mostrado fortalecer o sistema imunitário, aumentando a sua capacidade de resposta perante infecções virais e bacterianas. Sendo por isso um importante aliado nesta fase mais fria.

Chá Verde

Onde o chá verde realmente se destaca é nos seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, um poderoso antioxidante conhecido por melhorar a função imunitária.

O chá verde é também uma boa nossas células-T (são um grupo de glóbulos brancos (leucócitos) responsáveis pela defesa do organismo.

Bróculos

Carregado de vitaminas A, C e E, bem como muitos outros antioxidantes e fibras, os bróculos são dos vegetais mais saudáveis que podemos consumir.

Para além dos seus benefícios a nível imunitário, bróculos contêm uma dose de potássio que ajuda a manter o sistema nervoso saudável, e de magnésio e cálcio, excelentes na regulação da tensão arterial.

Chocolate Negro

Acredites ou não, o chocolate escuro pode ser extremamente útil no combate à tosse. O chocolate escuro contém uma forte concentração de teobromina, um antioxidante que tem provado aliviar a tosse.

Para além de aliviar a tosse, promove uma boa circulação sanguínea, é um excelente reforço energético e uma boa fonte de antioxidantes.

CONCLUSÃO

Não tens de integrar na tua dieta todos estes alimentos, mas se conseguires complementá-la com alguns, já seria um excelente passo! Agasalha-te bem e tem também muito cuidado com as diferenças de temperatura quando sais e entras de edifícios!

Ana Andrea Alves
Coordenadora Técnica
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