4 Razões para Treinares no Tempo Frio

 

Melhorar o nosso “mood”

Os baixos níveis de luz no inverno podem reduzir a nossa sensação de bem-estar, especialmente em pessoas que tanto adoram a luz do Sol como os portugueses.

O exercício físico pode melhorar o nosso humor em qualquer época do ano, mas tem um efeito particularmente profundo durante o inverno. Aquela sensação de superação perante as intempéries metereológicas e de que nada nos vai impedir de fazer o nosso treino, elevam e muito a nossa auto-estima!

Aliás, uma boa sessão de exercício é considerada uma excelente aliada ao combate à depressão, de acordo com alguns estudos.

Óptimo para queimar calorias

Treinar ao frio é particularmente bom quando se trata de perda de peso.

O bom em treinar no tempo frio é o aumento na queima de calorias. Para que o corpo se mantenha quente, o metabolismo do corpo é forçado a trabalhar mais, resultando na queima extra de reservas de gordura e calorias.

Activa o teu sistema imunitário

Durante o tempo frio, poucos de nós não conseguem escapar ao inverno sem sucumbir a um resfriado ou até mesmo a gripe. Se praticarmos exercício físico nesta época do ano, activamos/impulsionamos o nosso sistema imunitário, ajudando assim ao combate de infecções. Lógico que treinar em clima frio requer algum cuidado e bom senso, mas a verdade é que pode ajudar reduzir as probabilidade de contrair algum vírus ou infecção em comparação com aqueles que evitam algum tipo de actividade física nesta época do ano.

Treinar ao frio é mais favorável que em climas quentes

O tempo frio pode-nos forçar a ficar dentro de casa, mas a verdade é que treinar com baixas temperaturas pode ser mais favorável do que treinar em climas quentes. Ao treinar ao frio o nosso corpo rapidamente se aquece, regulando assim a sua temperatura ao longo do treino de uma forma mais equilibrada e tolerável. No clima quente, a probabilidade de nos sentirmos esgotados não só é maior, como também o risco de desidratação.

Bottom Line

Sabemos que o conforto da casa nesta altura do ano é deveras apetecível, mas se estiveres preste a iniciar uma nova rotina de treino, talvez esta seja a melhor altura do ano para o fazeres! Os benefícios estão lá, agora só falta a vontade!

Contudo não te esqueças que deves ter certos cuidados, especialmente com o tipo de roupa desportiva que levas contigo para os teus treinos outdoor, usa algo que que te proteja e te mantenha quente mesmo no final do treino.

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Rafael Carlos
Nutricionista
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