Canela do Ceilão vs Canela normal. 

 

Benefícios 

A Canela de Ceilão, também chamada de canela verdadeira, é originária do Sri Lanka.

A canela “falsa”, originária dos outros países, é uma só casca enrolada, bastante dura e mais escura, mas com um sabor semelhante à verdadeira. Como é mais abundante torna-se mais barata e é a mais comercializada.

Esta canela, também chamada cássia, contém uma substância chamada coumarina. Estudos recentes sugerem que esta substância pode ser tóxica para o fígado quando ingerida em quantidade ou por pessoas que tomem regularmente aspirina (a Coumarina é anti-coagulante).  Estes dados são apenas preocupantes para quem consome cerca de uma colher de chá por dia de canela – que idealmente deviam ser todas as pessoas.

A coumarina não é encontrada em quantidades significativas na Canela de Ceilão. Um dos benefícios principais da Canela do Ceilão é o seu efeito positivo na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Esta regulação acontece por vários mecanismos. A diminuição da absorção de glucose dessa refeição (ao nível do intestino) ou o aumento de incorporação de glucose nas células (o que leva a menos glucose no sangue) são dois dos mais conhecidos efeitos benéficos desta especiaria.

A Canela do Ceilão promove ainda a saúde com as suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, reduz os níveis de colesterol, promove a saúde cardiovascular e é especialmente benéfica para diabéticos ou pessoas com pré disposição a esta doença.

Tudo boas razões para consumires a canela certa. A canela de Ceilão.

Qual a diferença?

A cor é um ponto chave para distinguir o tipo de canela. A Canela do Ceilão é mais clara do que a normal.  O problema é que depois de transformadas em pó torna-se muito difícil de se diferenciar – visualmente ou aromaticamente. Mas há um truque que podes fazer para saber se a canela que tens em casa é do Ceilão. Coloca umas gotas de iodo num pouco de canela e vê se existe alguma mudança na cor do pó. Se o pó ficar mais escuro, azul marinho ou castanho, é de cássia.

 

Mafalda Antunes
Personal Trainer e Blogger www.prettyfit.pt