Tem 0 produtos no seu cesto

O SEU CARRINHO ESTÁ VAZIO DE MOMENTO.

5 Dicas para um Coração Saudável!

Consumo de gorduras saudáveis e não gorduras trans

Precisamos de gorduras saudáveis na nossa dieta. Uma gordura que não precisamos é de gorduras trans, conhecidas pelo seu risco de provocar diversas doenças do foro cardíaco. Isso ocorre porque a gordura trans obstrui suas artérias aumentando os níveis do “mau” colesterol (LDL) e diminuí os níveis do “bom” colesterol  (HDL). Ao remover alimentos com este tipo de gorduras da nossa alimentação (Bolachas com cobertura, waffles, bolos de pastelaria ou batatas fritas), evitamos a inflamação denominada de baixo grau e melhoramos de forma significativa o fluxo sanguíneo por todo o corpo.

Então, o que são gorduras trans? São gorduras produzidas industrialmente, frequentemente usadas em produtos de panificação, salgadinhos, margarinas e fast foods fritos para dar sabor e textura.

DICA: Lê os rótulos de todos os alimentos. Gordura trans aparece na lista de ingredientes como óleos parcialmente hidrogenados. Procura por 0% de gordura trans.

Pratica uma boa higiene dental, especialmente usando o fio dentário diariamente

A saúde bucal é uma boa indicação da saúde geral, inclusive do coração, porque aqueles que têm doença periodontal (gengiva) geralmente apresentam os mesmos factores de risco para doenças cardíacas. Diversos estudos continuam a ser efectuados sobre esta questão, mas muitos mostram que as bactérias na boca envolvidas no desenvolvimento da doença da gengiva podem-se introduzir na corrente sanguínea e causar uma elevação na proteína C-reactiva, um indício de inflamação nos vasos sanguíneos. Essas alterações podem, por sua vez, aumentar o risco de doença cardíaca e ataque cardíaco.

DICA: Passa fio dentário e escova bem os teus dentes diariamente para evitar doenças nas gengivas.

Dorme o suficiente. O sono é essencial para manter o teu coração saudável

Não dormir o suficiente pode constituir um risco de doença cardiovascular, independentemente da idade ou de outros hábitos de saúde. Um estudo que avaliou 3.000 adultos com mais de 45 anos e descobriu que aqueles que dormiam menos de seis horas por noite tinham duas vezes mais hipoteses de ter um AVC ou ataque cardíaco do que pessoas que dormiam de seis a oito horas por noite. Investigadores acreditam que dormir pouco pode causar distúrbios em diversos processos biológicos, incluindo pressão arterial e inflamação.

DICA: Faz do sono uma prioridade. Tenta dormir entre 7 a 8 horas por noite. Se tens apnéia do sono, busca tratamento o mais cedo possível pois esta condição está ligada a doenças cardíacas e arritmias.

Não fiques sentado por longos períodos de tempo

Nos últimos anos, diversas pesquisas sugeriram que permanecer sentado por longos períodos de tempo não é benéfico para a saúde, independentemente da quantidade de exercício físico que uma pessoa faça. Esta é uma má notícia para pessoas com empregos de cariz sedentário. Ao analisar os resultados combinados de vários estudos de observação que incluíram cerca de 800.000 pessoas, os investigadores descobriram que, naqueles que se sentaram mais, houve um aumento associado de 147% em desenvolver problemas cardiovasculares e um aumento de 90% na morte causada por esses mesmos problemas. Além disso, sentar-se por longos períodos de tempo (especialmente ao viajar) aumenta o risco de trombose venosa profunda (um coágulo sanguíneo).

DICA: os especialistas dizem que é importante movimentarmo-nos ao longo do dia. Estaciona mais longe do escritório, faz alguns passeios mais curtos durante o dia e lembra-te de manter uma actividade física regular na maioria dos dias.

Evita o fumo passivo de tabaco

Estudos mostram que o risco de desenvolver doenças cardíacas é cerca de 25 a 30% maior para pessoas que são expostas ao fumo passivo em casa ou no trabalho. Segundo a American Heart Association, exposição ao fumo passivo do tabaco contribui para cerca de 34.000 mortes prematuras por doenças cardíacas e 7.300 mortes de cancro do pulmão a cada ano. E os não-fumadores que têm pressão ou níveis de colesterol altos têm um risco ainda maior de desenvolver doenças cardíacas quando expostos ao fumo passivo. Isso ocorre porque os produtos químicos emitidos do fumo dos cigarros promovem o desenvolvimento de placas ateroscleróticas nas artérias.

DICA: Sê firme com fumadores que façam questão em fumar perto de ti, e mantém as crianças longe do fumo passivo.

Outras Dicas para a Prevenção da Doença Cardiovascular

1. Perímetro de Cintura (P.C.)
Mantém o P.C. inferior a 94 cm para homens e menor que 80 cm para mulheres (a avaliação deve ser feita 1 cm abaixo da linha umbilical)
2. Mantém nível de triglicéridos abaixo de 150.
3. Mantém a Pressão arterial abaixo de 130/85 mm Hg
4. Mantém a glicemia (níveis de açúcar no sangue) abaixo de 100 mg /dl
5. Mantém os níveis de HDL (bom colesterol) acima de 40 mg/dl para homens e 50 mg/dl para mulheres

Tags
Custódio César
Founder e Director Técnico
Excellence means turning dreams into reality.