Tem 0 produtos no seu cesto

O SEU CARRINHO ESTÁ VAZIO DE MOMENTO.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a desintoxicar da fartura festiva!

Bebe água

Comeste todo o tipo de comidas salgadas. Bebeste vinho, whisky, conhaque e café. Este tipo de alimentos deixam o nosso corpo desidratado. É altura de  aumentares o teu consumo normal de água. Como base, tenta beber 8 copos de água cheios por dia.

Beber água, é das melhores coisas que podes fazer nestas situações. Podes adicionar também umas gotas de limão a cada copo de água, para tornares ainda mais eficiente o processo detox.

Adicionalmente, água ajuda imenso no processo digestivo, e se porventura ainda te sentires cheio , beberes um chá de gengibre por exemplo pode ajudar o teu corpo na digestão.

Mexe-te, não fiques parado

Com todo o extra calórico que consumiste,o ideal é utilizares toda a energia que armazenaste neste últimos dias do ano com alguma actividade física. É uma forma de activares assim o teu metabolismo. Ninguém te está a dizer para ires fazer uma corrida de 10km, começa por fazer umas caminhadas.

Aumenta um pouco a passada de forma a elevares ligeiramente o ritmo cardíaco, não ao ponto de teres dificuldade em respirar, apenas algo que mostre ao teu organismo “Hey, toca a activar as tuas reservas energéticas !!!”.  Andar ajuda a aliviar a sensação de enfartamento, a estimular a circulação sanguínea, ao processo da transpiração  e, consequentemente, a activar o metabolismo.

Faz-te amigo das Fibras (insolúveis)

Gorduras, carnes e outros tipos de alimentos de digestão mais pesada, podem ficar retidos nos intestinos, pelo que a fibra ajuda limpar quaisquer detritos alojados e a expulsá-los do organismo.

Tecnicamente, a fibra é um grupo de hidratos de carbono não digeríveis e, como tal, não absorvíveis.

Fibras insolúveis, encontradas em vegetais e grãos como por exemplo:

  •  – couve-flor, pele de raízes de vegetais, pele de batata, feijão, sementes de linhaça, pele das frutas, farelo de trigo, cereais e massas integrais.

Estas fibras não são digeridas, elas passam através do estômago e do intestino delgado e despejadas como resíduos no cólon (intestino grosso). Na sua passagem, estas funcionam como um “vassoura”, ajudando assim a limpar quaisquer resíduos e detritos que possam estar alojados nos intestinos e contribuem para aumentar o volume das fezes

De notar que a dose recomendada de fibra por dia, deve ser superior a 30 g ! Daqui a recomendação mínima de incluirmos, pelo menos, 5 porções diárias de frutas e legumes na nossa alimentação. Utiliza-as em saladas, sopas, salteados de legumes, batidos verdes.

Probióticos

A saúde da nossa flora intestinal depende directamente do equilíbrio entre as bactérias boas, conhecidas como probióticos, e as bactérias más. O facto de termos sujeitado o nosso organismo a todo o tipo de gorduras, açucares, químicos sintéticos presentes nos alimentos (pesticidas, herbicidas, metais pesados, etc., etc.)  pode  (e certamente causará) um desequilíbrio onde as bactérias boas possam não ser o suficiente para manter tudo sob  controlo, promovendo a chamada   disbiose intestinal.

Felizmente, tens muitos alimentos à tua disposição que te podem ajudar a repor o nível de probióticos. Alimentos fermentados como o iogurte, o kefir, o chá Kombucha ou o chucrute, são exemplos de alimentos ricos em probióticos, mas se porventura não fores fã deste tipo de alimentos tens sempre outra opção com suplementação.

Fibras outra vez (mas solúveis)

As fibras solúveis também são importantes. Com as mesmas propriedades de limpeza que a insolúvel, a diferença é que as fibras solúveis  são digeríveis,  dissolvem-se na água, e por isso, são absorvidas para a corrente sanguínea.

Se porventura alguém fizesse análises após a quadra natalícia, com toda a certeza o nível de colesterol e glicose estariam acima ou muito acima  da média. O que as fibras solúveis fazem é ajudar a regularizar os níveis quer das gorduras quer do açúcar.

Estas fibras possuem também efeito prebiótico, isto é, são uma fonte de alimentação  das bactérias probióticas. São ainda fonte de vários minerais, vitaminas e ácidos gordos essenciais , no caso das sementes.

As maçãs são uma grande fonte de fibras solúveis.Também podem ser encontradas em frutas cítricas, cenoura, feijão, ervilha e aveia , maçãs, beterrabas,  arandos, lentilhas, pêssegos, psilio, sementes de Chia, etc.

Conclusão

Isto são tudo dicas que devem ser aplicadas regularmente ao longo do ano, mas é especialmente importante depois da quadra natalícia e de ano novo.

Sejamos felizes (mas com alguma moderação)!

Custódio César
Founder e Director Técnico
Excellence means turning dreams into reality.