Entrevista Custódio César: A GoldNutrition faz 20 anos
GoldNutrition faz 20 anos. Hoje é uma marca forte e líder no mercado. Soube inovar para crescer e manter para consolidar. Manteve, sobretudo, a visão da excelência, destaca Custódio César, co-fundador da GoldNutrition que, duas décadas depois, resume esta apaixonante prova de endurance nas áreas do desporto, saúde, bem-estar e vida ativa.
“A inovação está no DNA da marca. Mas sermos uma marca de confiança é o que nos permite celebrar 20 anos”, Custódio César
Há 20 anos, numa altura em que não existiam marcas portuguesas nesta área, como é que surge a ideia de criar a GoldNutrion?
Na altura, embora o mercado da suplementação estivesse a anos luz do que representa hoje a nível global, em taxa de crescimento – motivado pela consciência do consumidor para os temas da saúde e do well-being –, nós já tínhamos um know-how importante no segmento. Éramos uma equipa com cerca de seis pessoas e representávamos uma marca americana de suplementação, na altura líder, de mercado em vários países, nomeadamente Portugal. A determinada altura eu e o meu então sócio, visualizámos uma oportunidade. Como se costuma dizer, das dificuldades nascem as oportunidades. E nós identificámos o momento de criar uma marca portuguesa com produtos portugueses, testados em laboratórios portugueses/europeus e que pudessem satisfazer as necessidades de um público mais vasto e não apenas um determinado segmento.
Há 20 anos, os suplementos estavam ainda muito associados a públicos muito específicos… Por que é que pensaram em desenvolver uma marca para um público mais abrangente? Não era arriscado?
Era ousado. Mas foi uma ideia “calculada” e com pernas para vencer, como se viria a confirmar. Desde 1993, o primeiro ano em que visitei uma feira internacional, que os culturistas estavam no centro das atenções das marcas. Mas eu, por outro lado, enquanto enfermeiro e, mais tarde, nutricionista, deparava-me com muitos outros desportistas com necessidades especiais de hidratação, de manutenção muscular, de controlo de peso, etc. Comecei cedo a dar palestras sobre suplementação, a convite de federações de ciclismo e triatlo. Apercebi-me de uma oportunidade no mercado, no qual uma marca como a GoldNutrition poderia fazer a diferença.
Em 2003 apoiamos pela primeira vez uma equipa de ciclismo, a Porta da Ravessa, da qual fazia parte então o consagrado Vítor Gamito, vencedor da Volta a Portugal 2000 (e hoje colaborador da GoldNutrition e uma peça chave na ligação entre a marca e os atletas). Continuamos a fazer a diferença, na medida em que desde então já apoiamos mais de 100 atletas Olímpicos das mais diversas modalidades.
Mas como conseguiram impor uma marca portuguesa quando, na altura, lideravam as marcas americanas no mercado da suplementação?
Essa era a grande questão. E a qualidade era a única resposta. Foi e tem sido o grande fator de diferenciação. Recordo-me de, numa reunião, insistir com o nosso comercial para apresentar os produtos GoldNutrition a um cliente que só comprava grandes marcas internacionais. Eu estava convicto que o nosso produto, cuja fórmula era de nossa autoria, baseada em ingredientes comprovados cientificamente, era de qualidade superior. O comercial sorriu e encolheu os ombros. Doutor, não temos hipótese contra marcas americanas. Felizmente para todos nós, ele não tinha razão.
Do nome à imagem, quais os grandes passos da criação da marca GoldNutrition?
A GoldNutrition faz 20 anos, mas ainda hoje muitos consumidores desconhecem que se trata de uma marca 100% portuguesa. O nome em inglês prende-se com a perspetiva da internacionalização, que já em 2002 fazia parte da nossa estratégia a longo prazo. O logotipo, entretanto ajustado, integra três hexágonos, que além de inspirarem a ciência e a investigação (unidades moleculares) por detrás da marca, remetem para os três lugares do pódio. É no pódio que queremos estar, ao lado dos atletas que confiam em nós. E por isso, a qualidade sempre presente. Um dos primeiros produtos que lançámos foi o CLA (Ácido Linoleico Conjugado). Existem centenas de trabalhos científicos sobre o impacto desta gordura saudável na saúde. Já, na altura, era um ingrediente muito estudado e, por isso, a nossa opção de apresentar um produto de máxima qualidade e segurança. O CLA acabaria por ajudar-nos a identificar outra estratégia essencial da nossa marca: a formação. Quando se deslocavam aos clientes para apresentarem o CLA, os nossos comerciais sentiam dificuldade em explicar como é que uma “gordura”, neste caso o CLA, poderia ser tão eficaz para queimar gordura corporal. A formação, interna e externa, passou a ser um pilar da nossa atividade. Até hoje. Uma nota: o CLA é considerado atualmente, segundo o relatório de mercado mais recente (fonte: MarketWatch), o suplemento mais popular do mundo na área de emagrecimento.
A investigação será então outro dos pilares da marca…
A investigação faz parte da identidade da marca. Desenvolvemos muitos estudos com universidades portuguesas e centros de pesquisa reconhecidos. Muitos dos nutricionistas e investigadores que têm colaborado connosco têm contribuído para trabalhos muito interessantes, com impacto muito significativo, ora na performance ora na saúde. Acabámos de receber os resultados de uma pesquisa feita com o Iso Hydro Whey (Proteína Isolada e Hidrolisada) da GoldNutrition. Após três meses de acompanhamento, concluiu-se que os atletas que consumiram Iso Hydro Whey ganharam mais força em alguns grupos musculares do que os atletas do grupo placebo. Foi um trabalho realizado em parceria com a Escola de Ciências da Saúde, do Instituto Politécnico do Porto. Entre outros projetos de investigação, estamos ainda a analisar, em parceria com o departamento de investigação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra , o impacto dos BCAAs e da glutamina no ganho de massa muscular. Não descansamos na sombra do passado. Continuamos a inovar e a trabalhar com qualidade, todos os dias, com os olhos postos no futuro.
A GoldNutrition faz 20 anos, alguma novidade para o futuro?
A aposta nos alimentos: low carb, low sugar, vegan, etc. – resultado de uma tendência forte relacionada com a crescente preocupação com os estilos de vida saudáveis. E mais alguns projetos e produtos que estão, por enquanto, em desenvolvimento e que farão também parte da alma do negócio.
A GoldNutrition faz 20 anos e, por isso mesmo, 2022 promete ser um ano cheio de surpresas. Subscreve a nossa newsletter e não percas nenhuma novidade.