Entrevista Vítor Gamito: camisola amarela da equipa GoldNutrition!
Vítor Gamito, que ganhou o epíteto de “Demolidor” pelos momentos que protagonizou na vitória da Volta a Portugal 2000, foi o primeiro GoldAthlete. O primeiro atleta a ser apoiado pela GoldNutrition continuou sempre ligado à marca. Hoje é responsável pela gestão de atletas e de eventos. Faz parte da mobília. Vítor Gamito continua a ser demolidor quando o assunto é confiança e rigor em nutrição desportiva.
Como é que o caminho de um ciclista profissional como o Vítor Gamito se cruzou com o da GoldNutrition? Tendo em conta que há 20 anos, as marcas de suplementação desportiva estavam essencialmente associadas aos desportos de ginásio, musculação…
Na verdade, cruzei-me com os fundadores da GoldNutrition muito antes de a marca nascer. Em 1996, fui para Espanha, correr numa equipa espanhola (Estepona), cujo treinador me prescreveu o que, na altura, eram nomes “estranhos”: glutamina, creatina. Hoje estes compostos são fundamentais no treino e produtos muito relevantes em saúde desportiva. Mas em 1996 não só não havia conhecimento e informação como era difícil encontrar pontos de venda com estas fórmulas. Lembro-me de vasculhar as prateleiras de ervanárias e de encontrar um ou outro produto com glutamina e creatina, mas em dosagens irrisórias e bastante aquém das recomendadas pelo meu treinador espanhol.
Foi quando me recomendaram que contactasse o Custódio César e o João Guerra, co-fundadores da GoldNutrition. A marca ainda não existia na altura. Mas a empresa de nutrição e suplementação desportiva que ambos detinham distribuía uma marca americana, que passei a consumir e a qual apoiou a minha equipa de ciclismo. Fui também convidado para assinar uma crónica de ciclismo na revista Performance, revista que Custódio César e João Guerra lançaram para colmatar a grande falta de informação, à data, sobre produtos e sobre nutrição e saúde desportiva, no geral.
Em 2000, venci a Volta a Portugal. A nossa parceria mantinha-se sólida, mas a marca americana não mostrava ser o elo mais forte. Sentia necessidade de produtos mais ajustados às especificidades do ciclismo. E, na verdade, a marca americana nem sempre ia de encontro às realidades dos atletas europeus. No ano 2000, qualquer marca de nutrição/suplementação desportiva, entre as poucas existentes no mercado, tinham como foco o praticante de ginásio. Havia então muito espaço para as modalidades de endurance.
Foi o tema de conversa de um almoço de convívio em minha casa, com os fundadores da marca GoldNutrition. E o prenúncio do nascimento da primeira marca portuguesa de nutrição e suplementação desportiva.
E do endurance nasceu a GoldNutrition?
Sim, costumo dizer que “nascemos do endurance”. Em 2004, quando terminei a minha carreira de ciclista profissional e fui convidado para ser consultor da marca GoldNutrition, surgiu o desafio. Por que não uma equipa de ciclismo GoldNutrition, com atletas apoiados e suplementados pela marca? Fiz-me então à estrada, nesse caso, para angariar patrocinadores, atletas e implementar este projeto no terreno. Assim nasceu a equipa profissional de ciclismo Riberalves/GoldNutrition, do qual fui treinador e diretor desportivo.
A Gestão de Atletas GoldNutrition ainda está à tua responsabilidade. Que importância tem esta vertente na marca?
Quando penso no meu percurso na GoldNutrition, constato que já tive muitas funções e já passei praticamente por quase todos os departamentos. Também já fui fotógrafo, revisor… (risos). Atualmente, mantenho tarefas de marketing e comunicação, através da gestão de plataformas, e faço a gestão de eventos da marca e a gestão de atletas.
Os atletas apoiados pela GoldNutrition são uma parte fundamental da marca. Porque são os verdadeiros embaixadores. A nossa estratégia de marketing nunca passou por grandes campanhas de publicidade. Porque a nossa grande aposta são os atletas, são os melhores embaixadores da qualidade dos produtos GoldNutrition. Privilegiamos os atletas que nos procuram e os que consomem o produto e se identificam com a marca. Não corremos atrás dos “atletas da moda”.
“Já apoiámos mais de 1000 atletas de mais de 50 modalidades”
Vítor Gamito, Gestão de Atletas e de Eventos GoldNutrition
A melhor imagem de marca é a confiança dos nossos atletas, consumidores, clientes, parceiros. E é com orgulho que acompanhamos atletas ao longo de toda a carreira, desde o momento em que pisam a pista até ao dia em que decidem abandoná-la. Optamos por chegar a atletas de várias modalidades. Já apoiámos mais de 1000 atletas em 50 modalidades. Já apoiámos seleções de râguebi, triatlo e judo.
No que respeita aos eventos, apoiamos cerca de 50 – 80 eventos por ano, procurando estar ao lado dos nossos parceiros.
Se pudesses eleger um segredo de 20 anos de marca…
Temos os pés assentes na terra. Somos inovadores, mas realistas. Somos ambiciosos, mas acima de tudo honestos para com os parceiros, atletas, clientes. Isso traduz-se na confiança e na preferência do consumidor, que continua a reconhecer a qualidade GoldNutrition.
Qual é o segredo da marca GoldNutrition, segundo o nosso diretor técnico Custódio César? Lê a entrevista de um dos especialistas que mais sabe de nutrição desportiva em Portugal. Não te esqueças também de subscrever a nossa newsletter e receber todas as nossas novidades, incluindo entrevistas como a que fizemos ao Vítor Gamito.