Tem 0 produtos no seu cesto

O SEU CARRINHO ESTÁ VAZIO DE MOMENTO.

O poder da Curcuma

O que é a Curcuma?

A Curcuma (Curcuma longa) também conhecida como açafrão da índia, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo ou turmeric, é uma raiz que pertence à família das zingiberáceas, tal como o gengibre.
A sua cor alaranjada provém da presença de compostos fenólicos denominados curcuminoides.

A curcumina é o principal curcuminoide que se encontra na curcuma (75%). Além deste, também são encontrados outros curcuminoides como a demetoxicurcumina (10-20%) e a bisdemetoxicurcumina (menos de 5%).
Pode ser encontrada fresca ou em pó. A Curcuma pode ter várias cores mas as mais comuns são o amarelo ou laranja. Quanto mais forte a cor, mais sabor e propriedades nutricionais tem.

Benefícios 

A curcuma é um composto anti-inflamatório natural.

A Curcuma é conhecida por ser um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. A chave para os seus incríveis poderes é a Curcumina. Um fitonutriente que se encontra na raiz da curcuma e tem uma cor amarela brilhante. A curcumina é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório o que ajuda a neutralizar o efeito dos radicais livres.

A curcuma aumenta a capacidade antioxidante do corpo.

A curcumina é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química. Além disso, estimula a actividade das enzimas antioxidantes do seu próprio corpo.
Desta forma, a curcumina desempenha uma dupla função de combate aos radicais livres: bloqueia-os diretamente e estimula as defesas antioxidantes do nosso próprio corpo.

Estudos mostram que a Curcuma tem incríveis benefícios contra a depressão. 

Num estudo efectuado sobre a eficácia e segurança no uso da curcumina em 60 pessoas com transtorno depressivo, chegou-se à conclusão que a curcumina apresenta um efeito semelhante ao do prozac, quando tomados de forma isolada.
Um grupo tomou Prozac, outro grupo 1 grama de curcumina e o terceiro grupo, Prozac e curcumina.
Após 6 semanas, o grupo que suplementou com curcumina, teve resultados muito semelhantes com o grupo Prozac. O grupo que tomou ambos os compostos, teve de longe os melhores resultados.

A curcuma pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca.

O potencial antioxidante da curcuma pode ajudar a reverter muitos dos danos que levam a doença cardíaca.
Talvez o principal benefício da curcuma quando se trata de doença cardíaca, é melhorar o funcionamento do endotélio, que é o revestimento dos vasos sanguíneos.
É sabido que a disfunção endotelial é um importante fator de doença cardíaca e envolve a incapacidade do endotélio de regular a pressão sanguínea, a coagulação do sangue e vários.

Dica

Nas receitas junta à tua Curcuma a Pimenta preta. A Pimenta preta ajuda a retirar o máximo de benefícios da Curcuma. Possui uma substância denominada piperina que aumenta a biodisponibilidade da curcumina.

Tags
Ana Andrea Alves
Coordenadora Técnica
Excellence means doing your best