Os ómega 3 são um tipo de gordura saudável com muitos benefícios para a saúde, incluindo uma recuperação pós-treino mais rápida.

As propriedades de fortalecimento muscular do ómega 3 foram exploradas em dois estudos. O primeiro foi realizado em um grupo de homens de 25 a 45 anos de idade que foram suplementados com 4 gramas de óleo de peixe por dia durante 8 semanas. Esta dosagem forneceu 1,50 g de DHA e 1,85 g de EPA, e os pesquisadores analisaram seus efeitos na síntese de proteínas. Os resultados foram uma resposta anabólica significativamente melhorada aos aminoácidos e maior sensibilidade à insulina.

O segundo estudo realizado pelo mesmo grupo de investigadores, aplicou um protocolo semelhante a um grupo de idosos, com os mesmos resultados. Parece que o óleo de peixe é anabólico, não importando a nossa idade. Esta é uma boa notícia para os idosos, cuja probabilidade de perda de massa muscular é maior. A suplementação com ómega 3 poderia ser uma forma de combater o catabolismo muscular relacionado à idade.

Graças a estes recentes estudos, os ómega 3 começam a ganhar uma posição como agente anti-catabólico, o que significa que ajuda na diminuição do desgaste muscular. Se és uma pessoa activa, o teu corpo está em constante estado de construção e destruição de tecidos, e o músculo não é diferente a esse respeito. Diminuir o catabolismo em relação ao anabolismo é o que promove assim ganhos a nível muscular.

O EPA é o ácido gordo que mais influência têm na na diminuição do estado catabólico, portanto um suplemento de ómega 3 rico em EPA pode é o que tens de procurar.

Curioso não? Se quiseres ler um pouco mais sobre este estudos, segue os seguintes links:

Ana Andrea Alves
Senior Nutritionist
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