Por que não consigo perder peso?

Já tentaste a dieta da alface e do limão, as escadas em vez do elevador, já tentaste tudo. E nada acontece naquele momento em que sobes para cima da balança? Está na altura de analisares a tua rotina e identificares os “sabotadores”.

Será da falta de sono?

Várias investigações demonstram que dormir menos de seis horas por noite não só estraga o teu humor, como também a tua dieta. Pouco tempo na almofada vai levar-te a consumir mais calorias e piores escolhas alimentares no dia seguinte.

Aparentemente, de acordo com pesquisas realizadas no New York Obesity Nutrition Research Center nos Estados Unidos, quando temos sono, consumimos cerca de 300 calorias a mais durante o dia. Também um estudo da Universidade de Chicago concluiu que, mesmo com uma dieta perfeita e exercício, se não fizeres oito horas de sono de qualidade por noite não obterás os resultados esperados.

Isto acontece porque uma noite mal dormida ou dormir horas insuficientes pode provocar um aumento dos níveis de grelina, a hormona da fome, e também de cortisol, uma hormona do stresse, o que pode levar ao ganho de peso. Em contrapartida, dormir o número de horas suficientes assegura níveis adequados de leptina, a hormona da saciedade.

A falta de sono também dificulta a capacidade do seu corpo de processar alimentos muito ricos em açúcar. Este permanece na corrente sanguínea elevando o nível da glicémia, causando problemas metabólicos. Um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine verificou que a falta de descanso pode tornar as células adiposas 30% menos capazes de lidar com a insulina (ou seja, menos sensíveis a esta hormona) o que vai promover o ganho de massa gorda, tornando-se assim um factor de risco para diabetes e obesidade

O melhor é tentares dormir sempre oito horas… sobre o assunto.

Tags
Custódio César
Presidente e Director Técnico
Excellence means turning dreams into reality.