Como é que os probióticos podem mudar a tua vida?

Vários estudos mostram que os probióticos podem estimular as respostas do nosso corpo perante alertas de inflamação. Além disso, podem ajudar na prevenção e no tratamento de gastroenterite aguda e diarreia por rotavírus, ou diarreia associada a antibióticos ou a distúrbios inflamatórios intestinais, como a doença de Crohn.

Como é que eles podem mudar a tua saúde mental?

Há um estudo particularmente relevante na publicação científica Nutritional Neuroscience − trocado por miúdos: após seis semanas de consumo de probióticos, os participantes no estudo foram avaliados e apresentaram melhorias a nível de ansiedade e stress.

Como é que podem mudar a tua vida sexual?

A candidíase vaginal é uma infeção ginecológica causada pelo fungo Candida albicans e é tão comum que, estima-se, 3 em cada 4 mulheres terão pelo menos um episódio de candidíase vaginal ao longo da vida. As que não conhecem o seguinte estudo terão certamente uma vida mais complicada, uma vez que os sintomas (corrimento, irritação) são muito desconfortáveis. Diz este estudo que a suplementação com probióticos pode ser uma estratégia para diminuir a colonização de Candida e candiduria em crianças que recebem antibióticos (nota: a toma de antibióticos pode causar candidíase).

Como é que podem mudar a tua pele?

Estudos concluem que os probióticos também ajudam a proteger a pele (dos danos causados pelos raios ultravioleta), havendo ainda várias publicações científicas a relacionar probióticos com benefícios em casos de acne e de rosácea.

Rafael Carlos
Nutricionista
Excellence means doing your best in every task, executing it with passion and transmitting that passion to my colleagues in a fun and laid-back environment.