BOLACHAS DE GENGIBRE E CANELA

Ingredientes:

200g de Tâmaras sem caroço;

1 chávena de farinha de frutos secos;

1 chávena de farinha de aveia;

2 chávenas de farinha de trigo integral;

2 colheres de sopa de óleo de coco (derretido);

1 colher de chá de bicarbonato de sódio;

2 colheres de sopa de Canela do Ceilão em pó;

1 colher de sopa de Gengibre em pó;

1/2 chávena de bebida vegetal (ou leite);

1 colher de chá de extracto de baunilha.

 

Preparação: Começa por pré-aquecer o forno a 180º enquanto trituras as tâmaras sem caroço. Depois junta a Canela e o Gengibre e mexe mais um pouco. Finalmente junta, à massa homogénea que criaste, as farinhas e o bicarbonato e envolve até obter uma massa maleável e que descole facilmente das mãos. Caso esteja demasiado colada, junta um pouco mais de farinha. Caso esteja demasiado seca, junta água.
Depois coloca a massa em papel vegetal e com outro papel vegetal por cima, amassa com um rolo e estende bem a massa até que esta fique fina.

Com formas ou com uma faca faz as formas que desejas obter das bolachas e leva ao forno por 30 minutos a 170º. Quanto mais finas ficarem, mais crocantes serão as bolachas.

 

FERRERO SAUDÁVEL

Ingredientes:

200g de Tâmaras;
1 chávena e 1/2 de Avelãs;
½ chávena de Cacau em Pepitas;
1 chávena de Amêndoas;
3 colheres de sopa de Cacau em pó;
1 colher de sopa de manteiga de amendoim.

Preparação: Começa por deixar as tâmaras sem caroços a hidratar cerca de 2 horas (ou então verte água a ferver e deixa repousar 10 minutos) e por torrar as avelãs no forno (10-15 minutos a 180º). Depois, tritura as tâmaras (sem caroço) e reserva o puré obtido. Depois disso, tritura as amêndoas e 1/2 chávena das avelãs e junta à pasta de tâmaras o cacau e a manteiga de amendoim. Envolve até obter uma mistura homogénea. Faz pequenas bolas e coloca uma avelã em cada, cobrindo a avelã com a massa. Depois disso, pica ½ chávena de avelãs e cobre as mini bolas com as avelãs picadas e Cacau em pepitas.

Bárbara Oliveira
Nutricionista