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5 Formas de Manter as tuas resoluções de Fim de Ano

É importante lembrar que o Ano Novo não deve servir como marco para mudanças radicais, mas sim progressivas. É a altura ideal para todos nós reflectirmos sobre o nosso comportamento do ano anterior e prometer a nós próprios fazer algumas mudanças positivas no nosso estilo de vida.

“Estabelecer metas pequenas e atingíveis ao longo do ano, em vez de uma meta única e demasiado exigente logo no 1º dia de janeiro, pode ajudar a alcançar os teus objectivos de uma forma progressiva”, diz a psicóloga Lynn Bufka, PhD. “Lembra-te, não é a dimensão da mudança que importa, mas sim reconhecer que a mudança de estilo de vida é importante e trabalhar nessa direção, um passo de cada vez.”
Ao tornares as tuas resoluções realistas, existe uma maior hipótese de mantê-las a longo prazo e a ter sucesso com elas, incorporando assim um comportamento mais saudável no nosso dia-a-dia.

Começa com objectivos pequenos

Estabelece resoluções que sentes que podes manter. Se por exemplo o teu objetivo é começares a fazer exercício regularmente, marca na tua agenda três ou quatro dias por semana para ires ao ginásio (ou até um pouco menos se necessário), em vez de sete. Se queres começar a comer de forma mais saudável e equilibrada, tenta por exemplo substituir uma sobremesa por algo doce que também aprecies, como fruta com iogurte ou um 2 quadrados de chocolate negro, em vez de mudares radicalmente a tua dieta para algo totalmente tenebroso.

Alterar um comportamento de cada vez

Comportamentos insalubres são rápidos de adquirir ao longo do tempo. Alterá-los para comportamentos saudáveis requer uma boa dose de paciência e tempo. Não fiques assoborbado e interpreta estas pequenas mudanças como melhorias no teu estilo de vida. Trabalha cada mudança de comportamento de cada vez. Persistência e equilíbrio!

Fala sobre os teus objectivos

Compartilha as tuas experiências e conquistas com familiares e amigos. É sempre bom sentir que temos o apoio do nosso “clã” quando estamos na demanda para alcançar um determinado objectivo. Considera também a possibilidade de juntares-te a um “grupo de apoio” para atingir teus objetivos, como inscreveres-te por exemplo numa aula de grupo no teu ginásio para te motivar mais exercitares-te, ou se o teu objectivo é deixares de fumar, juntares-te a um grupo de colegas de trabalho com o mesmo foco. Ter alguém para compartilhar as tuas lutas e sucessos torna a tua jornada para mais fácil e motivante e menos intimidante.

Não te repreendas demasiado a ti próprio

A perfeição é inatingível. Lembra-te que cometer erros é perfeitamente normal. Ninguém nasce ensinado nem com um “chip” incorporado que nos diz como devemos fazer as coisas. Erros fazem parte do percurso de aprendizagem. Não desistas da tua dieta só porque comeste aquele brownie que não devias, ou porque não foste ao ginásio durante alguns dias por falta de tempo. Todos temos altos e baixos e todos podemos voltar ao caminho principal depois de um pequeno desvio.

Pede ajuda se necessário

Aceitar a ajuda de quem se preocupa connosco e ouvir essa pessoa, reforça a nossa resiliência e capacidade de gerir o stress que algum objectivo a que nos tenhamos imposto, possa estar a causar. Se te sentires sobrecarregado ou incapaz de atingir determinadas metas sozinho, considera procurar ajuda profissional. Os psicólogos são treinados exclusivamente para trabalhar e perceber a ligação entre a nossa mente e o nosso corpo. Eles podem partilhar estratégias em como ajustar os nossos objectivos de forma a torná-los mais atingíveis, bem como ajudar-nos a mudar alguns comportamentos inadequados e questões emocionais que nos possam estar a bloquear.

Conclusão

O caminho da mudança para algo melhor é sempre um caminho difícil, mas não impossível. Requer poder de adaptação da nossa parte, força de vontade e acima de tudo muita, mas muita paciência. Diriamos que a paciência talvez seja variável mas importante nesta equação.
Vive a tua vida com calma e verás que com tempo, colherás os frutos do teu trabalho!

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João Tiago Gil
Social Media Manager
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