Tem 0 produtos no seu cesto

O SEU CARRINHO ESTÁ VAZIO DE MOMENTO.

6 Dicas que Tens de Saber Antes de Correr na Praia

Gere a transição do asfalto para a praia

Correr na praia tem muitos benefícios – a superfície mais macia significa menos impacto nas articulações e melhora a força e estabilidade do core (zona abdominal e lombar), mas convém ter noção que correr no asfalto ou na passadeira não é o mesmo que na praia. Logicamente que tudo depende da estrutura e condição física de cada um, mas a nível geral se te aventurares a correr 5 km ao longo da praia no teu primeiro dia de férias,podes contrair lesões, principalmente a nível da panturrilha (gémeo) e dos tornozelos, pois as pernas e os pés não estão acostumados à exigência de correr na areia. Começa por caminhas na praia durante os primeiros dias de férias antes e depois passar gradualmente para corridas curtas (não mais que dez a quinze minutos) e depois para corridas mais longas.

Começa na areia molhada

Se não tens o hábito de correr na praia, começa pela areia molhada e firme – é muito mais fácil correr do que a areia macia e seca. A maré baixa é uma óptima altura para tentar correr na praia. Faz intervalos de 2 ou 3 minutos lentamente na areia mais macia, com recuperações mais longas na areia molhada. À medida que te vais habituando a correr na areia seca, vais aumentando os intervalos e com isso, a dificuldade.

Aquece bem antes de correres na praia

Correr na praia vai trabalhar os músculos das pernas mais do que o asfalto, pelo que é ainda mais importante que reserves algum tempo antes do treino para um aquecimento dinâmico. Mexe bem as pernas a nível das articulações (tornozelos, joelhos e ancas). Agachamentos com peso corporal são ótimos para trabalhar as pernas na sua amplitude de movimento. Certifica-te que aqueces bem ao nível dos tornozelos, pois os pés são o primeiro ponto de impacto com o piso da praia.

Usa um protector solar à prova de suor

Ninguém gosta de apanhar um escaldão no primeiro dia de ferias, isto também para não falar dos perigos que uma exposição prolongada ao Sol sem protecção, têm para a saúde. Usa um protetor solar com pelo menos 50 FPS´s e resistente à água, evitando assim que este perca o seu poder de acção com o suor.

Leva água contigo!!!

Independentemente da distância ou tempo que queres fazer, leva água!! Além disso, hidrate cedo. O American College of Sports Medicine recomenda beber cerca de meio litro de água duas horas antes do exercício e, de seguida, em intervalos regulares no decorrer do treino. Consulta este artigo que escrevemos no mês passado sobre a hidratação.

Corre por tempo, não por distância

É comum um corredor orientar o seus treinos por distância do que tempo de corrida. A praia não é o lugar para se fazer isso. Segundo um estudo publicado no Journal of Experimental Biology, correr na areia requer 1,6 vezes mais gasto de energia do que correr em uma superfície mais firme, fora o esforço muscular empregue ao correr neste tipo de superfícies.Isso significa que 4 km podem-te parecer 20, o que te poderá deixar decepcionado se não conseguires atingir tua distância delineada. Define sempre um objectivo e tempo de treino realistas.

Conclusão

Correr na praia é uma excelente forma de treinares um pouco durante o período de férias, sem que tenhas de sacrificar o teu tempo de lazer. Contudo certifica-te que  tomas as devidas precauções antes, caso contrário poderás estar a fazer mais mal do que bem!

 

 

Tags
Miguel Casimiro
Product Manager | Nutrição desportiva
Excellence means making hard things look easy.