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7 Dicas para a Prevenção da Obesidade

Apesar de ter havido uma redução na taxa de obesidade em Portugal no ano passado, a verdade é que ainda continua alta.

Apesar de como referido anteriormente, existirem problemas de saúde que tornam as pessoas mais propensas á obesidade, a verdade é que o estilo de vida continua a ser das principais causas:

  • Padrões alimentares;
  • Inatividade física;
  • A falta de informação no que toca à composição nutricional dos alimentos.


Neste Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, deixamos aqui algumas dicas para te ajudar na sua prevenção.

Consumir menos gordura “má” e mais gordura “boa”

Ao contrário do que muitos pensam, nem toda gordura é má. Um artigo publicado no Nutrition Journal mostrou que a ingestão de gorduras alimentares saudáveis, como gorduras poli-insaturadas, pode melhorar os níveis de colesterol e reduzir o risco de obesidade.

Consumir: Azeite, frutos secos, peixes gordos.

Consumir menos alimentos processados ​​e açucarados

De acordo com um artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de alimentos processados ​​e ultraprocessados ​​está associado a um maior risco de obesidade. Muitos alimentos processados ​​são ricos em gordura, sal e açúcar, o que pode encorajar a excessos.

Evitar: bolo industriais, margarinas, molhos, aperitivos saborizados, refrigerantes.

Consumir: frutas frescas, saladas, agua, frutos secos, pasta de frutos secos, viangrete caseiro.

Consumir mais vegetais e frutas

A recomendação diária para a ingestão de frutas e vegetais é de cinco a nove porções por dia para adultos. Inserir na tua alimentação diária vegetais e frutas mantém-te saciado ​​e ajuda a reduzir o risco de comer em excesso.

Consumir: Acompanha as refeições com saladas, à sobremesa experimenta uma espetada das tuas frutas favoritas.

Comer alimentos de baixo índice glicêmico

O índice glicêmico (IG) é uma escala usada para medir a velocidade com que um alimento aumenta o nível de açúcar no sangue. Consumir alimentos com baixo IG pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. Manter os níveis de glicose no sangue estáveis ​​pode ajudar no controle de peso.

Consumir: Morangos, cerejas, ameixas, citrinos, frutos secos, leguminosas (grão, feijão, lentillhas), vegetais em geral.

Actividade física regular

Ter uma atividade física regular é importante para manter ou perder peso, entre outros benefícios. A recomendação é pelo menos 30 minutos de caminhada diária.

Evita o Stress

O stress pode ter efeito nocivo no corpo e na mente. Este estímulo nervoso pode desencadear uma resposta no cérebro que altera os padrões alimentares e leva ao desejo por alimentos mais calóricos, contribuindo assim para o desenvolvimento da obesidade.

Compra apenas o essencial nos supermercados

É muito mais fácil comprar alimentos saudáveis ​​quando você tem um plano. A tentação de meter no carrinho alimentos não saudáveis é grande quando vamos às compras, mas se seguirmos um plano e comprar apenas o que é essencial, é mais fácil contornar aquele chocolate ou pacote de bolachas que está  no expositor junto à caixa. Nota importante: nunca vais às compras com forme!

Conclusão

Não é fácil abraçar um novo estilo de vida, mas a verdade é que ao mudarmos pequenos hábitos do nosso dia-a-dia, podemos ter grandes resultados.

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Ana Andrea Alves
Coordenadora Técnica
Excellence means doing your best