Tem 0 produtos no seu cesto

O SEU CARRINHO ESTÁ VAZIO DE MOMENTO.

Ter um sistema imunitário saudável e disponível é como ter um exército forte, descansado e preparado para nos defender de agentes agressores diários, que serão alguns tipos de bactérias, vírus e outras substâncias estranhas ao nosso organismo. O sistema imunitário é um mundo complexo e fascinante, mas vamos por agora focar-nos nas proteínas e perceber o seu importante papel.

Como um dos macronutrientes básicos dos alimentos as proteínas são fundamentais para o organismo humano. Quando digeridas, são partidas em pequenos blocos, os aminoácidos, que participam em centenas de processos essenciais à vida, desde a formação do nosso ADN, passando pelo crescimento e reparação de tecidos até à manutenção e funcionamento de todos os nossos processos metabólicos incluindo o sistema imunitário.

Falar nas funções ou benefícios das proteínas é uma versão muito simplificada e generalizada do que realmente se passa. Na verdade, as proteínas não são todas iguais, e a sua função depende dos aminoácidos que as formam. O seu valor biológico varia, portanto, conforme o tipo e percentagem dos aminoácidos presentes.

Quando pensamos no sistema imunitário, devemos dar maior destaque a determinados aminoácidos. Existem já evidências científicas que suportam a importância dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) da glutamina e da cisteína.

Considerando as diferentes proteínas presentes na dieta, e por ser um produto concentrado, as proteínas do soro do leite ou whey sobressaem pela sua riqueza nutricional.

O que são as proteínas Whey?      

Bastante divulgadas e conhecidas no mundo do fitness e desporto os seus benefícios vão bastante além da performance física.

As proteínas Whey ou proteínas do soro de leite são extraídas durante o processo de fabrico do queijo após a separação do coalho. Calcula-se que a sua utilização remeta a 8.000 AC, e que Hipócrates tenha utilizado este soro nos seus pacientes como reforço imunitário.
Atualmente este processo é feito num circuito fechado de máxima higiene onde o soro é microfiltrado chegando-se a um produto final com elevada pureza.

Os benefícios obtidos a nível desportivo, mais concretamente na recuperação e ganhos de massa muscular, incentivaram estudos que acabaram por revelar outras potencialidades das proteínas whey. Ao longo da última década um crescente número de estudos foi clarificando acerca da composição e da função de alguns dos seus constituintes.

Quando as proteínas whey são processadas por microfiltração e a baixa temperatura há a presença de péptidos bioativos que têm também uma ação imuno-estimulante significativa. Na sua composição podemos encontrar cerca de 50% de Beta-lactoglobulina, 20% de Alfa-Lactalbumina, 10-15% de Imunoglobulinas e 1-2% de Lactoferrina.

Vários trabalhos realizados por cientistas na área da nutrição e medicina têm demonstrado benefícios na imunidade (1,2,3) em especial para a Lactoferrina.  Um destes trabalhos mostrou que a administração oral de Lactoferrina tem potencial para atenuar os efeitos da pneumonia, ao inibir a infiltração de células inflamatórias no pulmão. Outras destas frações proteicas com importância para o sistema imune são as Imunoglobulinas. Estas, podem ligar-se a agentes nocivos e neutralizá-los.  Por este motivo, as imunoglobulinas contidas no whey podem apoiar o sistema imunitário de grupos da população vulneráveis tais como crianças, idosos e pacientes com o sistema imunitário comprometido .

Esta função imuno-estimulante tem sido tambem estudada no suporte nutricional em casos de a infeção por HIV , onde as proteínas whey protegem contra os efeitos nocivos de altos níveis de substâncias pro-oxidantes promovidas pela doença.

Pela riqueza em cisteína, as proteínas whey aumentam de um modo significativo a produção de glutationa – um dos sistemas de defesa antioxidante mais poderosos que temos.

Numa altura onde mais do que nunca a nossa imunidade deve ser valorizada e potenciada, as proteínas do soro do leite podem apresentar-se como um ótimo complemento na dieta dando um suporte nutricional, sobretudo a populações mais debilitadas.

 

Custódio César
Founder e Director Técnico
Excellence means turning dreams into reality.