Benefícios da Sardinha: 6 Coisas que não Sabias
Benefícios da Sardinha: 6 Coisas que não Sabias
Prevenção de Doenças do Coração
As sardinhas são uma das fontes mais ricas em ómega-3! Dada a sua abundância em EPA e DHA (dois tipos de ácidos gordos ómega-3), a sardinha é um alimento que contribui para redução dos níveis dos triglicéridos , assim com também para o aumento do “colesterol bom” ou HDL, e a reduzir o “colesterol mau” ou LDL.
Embora existam várias fontes naturais de ómega-3, a verdade é que nem todas as pessoas ingerem as quantidades aconselhadas ou não têm por hábito integrar peixe na sua dieta, razão pela qual optam pela via da suplementação.
Prevenção de coágulos sanguíneos
Os coágulos de sangue nas artérias podem ser perigosos para o sistema cardiovascular. A ingestão regular de gorduras ómega-3 encontradas em peixes como a sardinha é boa para o coração porque ajuda a reduzir o colesterol e a pressão sanguínea, ajudando assim na prevenção de derrames e da aterosclerose.
Ossos fortes
As sardinhas são uma boa fonte de cálcio, ajudando assim a fortalecer os ossos. Uma boa quantidade de cálcio, juntamente com o exercício, pode fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose.
Sistema Imunológico Saudável
O consumo de sardinha pode ajudar no reforço do sistema imunológico. Uma pesquisa do Journal of Nutrition sugere que o óleo de peixe de sardinha pode melhorar o sistema imunológico, aumentando a contagem de células imuniológicas.
Ajuda a Reduzir a Resistência a insulina
A resistência à insulina é uma das principais causas de diabetes tipo 2. Nos casos em que se verifica resistência insulínica, a insulina produzida no corpo é utilizada de forma menos eficiente. Isso, por sua vez, significa que há mais glicose no sangue do que normalmente deveria haver. Estudos mostraram que a resistência à insulina pode ser reduzida pelo consumo de sardinha, já que a proteína encontrada nelas é eficaz na redução da resistência à insulina.
Propriedades antioxidantes
As sardinhas contêm selénio, que é útil para neutralizar os radicais livres e proteger os órgãos contra danos.
Conclusão
Como podes ver, para alem de deliciosa, a sardinha é um alimento super-rico e com diversos benefícios para a saúde. Não fosse o preço da sardinha no pão tão caro!!