Como manter o regime de treino durante o inverno?
Tiago Osório2024-12-09T11:42:32+00:00O treino durante o inverno oferece benefícios. Mas, sejas atleta de maratona ou de fim de semana, vais ter que enfrentar vários desafios!
Manter o regime de treino durante o inverno é desafiante. As condições climatéricas nem sempre estão a favor. E as alterações da luz do dia não facilitam. Mas não te esqueças de que as mudanças da temperatura e do ar ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Ao ser confrontado com o frio, o corpo aumenta a pulsação. E com isso, o consumo de energia. O treino pode ficar ainda mais eficiente no inverno, ao ar livre.
Em nome do condicionamento físico, algumas atividades podem, contudo, ser ajustadas à tua sala de estar. Uma bicicleta indoor vai ajudar-te a manter o regime de treino. Não é a mesma coisa que o treino de ciclismo outdoor? Não é.
Mas o fundamental é a consistência do teu treino durante o inverno. Se não há condições externas, o melhor é treinar lá dentro. Para manter os hábitos e a memória muscular. Existem várias aplicações smart trainer que podem contribuir para o teu treino indoor. Não estás sozinho indoor: das aulas de yoga às corridas de bicicleta, a tecnologia torna o treino mais divertido!
Podes ajustar o teu plano de treinos
Para manteres o regime de treino durante o inverno vais precisar de ajustar ou criar o teu plano. O teu plano de exercício precisa de ter em consideração os teus níveis de condição física. Com ou sem acompanhamento de um treinador ou personal trainer, o plano tem que ser individualizado. E real. Os dias estão mais curtos. Sessões curtas e intensas de treino podem ser uma boa opção.
O inverno é uma boa estação do ano para investir no treino de força! Aproveita o inverno para começar a usar pesos mais pesados e poucas repetições. É uma boa estratégia para aumentares a força sem aumentar a massa muscular. Quem não beneficia por estar mais forte?
Além disso, o inverno pode ainda ser rentabilizado para potenciar componentes técnicas do teu treino. Pequenos detalhes das tuas modalidades, trabalhados nos meses frios, podem oferecer excelentes resultados a longo prazo!
Tempo para ajustar o ritmo! O inverno convida a corridas mais lentas outdoor. Mantém o registo. E tira partido dos ajustes, melhorando ao teus níveis de resistência e o controlo sobre a respiração. Podes optar por corridas mais básicas: vão ajudar-te a fortalecer músculos, tendões, ligamentos.
Os músculos arrefecem muito mais rápido no inverno. Por isso, evita as paragens abruptas de treino nesta estação. O regresso gradual à calma é crucial para protegeres os músculos e evitar lesões.
Se os teus níveis de energia quebram durante o inverno, lembra-te da importância da recuperação. Massagem, alongamento, sono. O corpo deve recuperar naturalmente, para reduzir o risco de dor nos vários grupos musculares.
Nutrição no treino durante o inverno
O frio coloca desafios ao desempenho desportivo. E a nutrição deve ser ajustada face a novas necessidades. É necessário consumir hidratos de carbono para repor as reservas do combustível, o glicogénio. Escolhe géis e bebidas desportivas com hidratos de carbono. A proteína vai ajudar a construir e a reparar o músculo. Considera os batidos whey. E escolhe sempre os teus suplementos com base no critério da qualidade. Os nossos músculos precisam de nutrientes de qualidade.
Foco nos objetivos para manteres o regime de treino durante o inverno. As metas não vão deixar cair a motivação. Monitoriza cada progresso e mantém o espírito positivo. Na ausência de vitamina D em abundância (sol), contamos com as endorfinas libertadas durante o treino, para reduzir stress e melhorar a concentração e o humor.!
A GoldNutrition ajuda-te a maximizar os teus treinos de inverno. Já conheces os nossos Kits?