Desintoxicar o Organismo: 3 Perguntas sobre o Fígado
Desintoxicar o organismo é essencial para a nossa saúde e bem-estar. Permite reduzir a acumulação de toxinas no nosso corpo, cuja presença acelera o processo de envelhecimento.
Está na hora de começar a Operação Detox. O fígado agradece. O resto do corpo também.
1. Que função assim tão importante desempenha o fígado?
A questão é mesmo essa: o fígado é um órgão essencial ao corpo, porque está envolvido em cerca de 500 funções vitais. Entre as mais importantes:
- Elimina substâncias estranhas da corrente sanguínea;
- Mantém saudáveis os níveis de açúcar no sangue;
- Regula a coagulação do sangue.
Considerado o segundo maior órgão do corpo, a seguir à pele, o fígado pesa cerca de 1,5kg, tratando-se de uma espécie de filtro por onde passa todo o sangue que sai do estômago e dos intestinos. É lá que são removidas as toxinas e outras substâncias prejudiciais. Quando o fígado está em boa forma, podemos contar com ele para desintoxicar o organismo! Quando fica demasiado exposto a toxinas, torna-se menos eficiente em funções que são indispensáveis. Um fígado intoxicado compromete o bom funcionamento de todo o corpo.
2. Quais os inimigos e amigos do fígado?
Alguns fatores prejudicam a capacidade de desintoxicar o organismo por parte do fígado. São eles:
- Parasitas;
- Dieta rica em más gorduras, açúcares e alimentos processados;
- Doenças como a obesidade;
- Stress;
- Toxinas como álcool e químicos (presentes em medicamentos por exemplo).
Um fígado saudável necessita de alimentos anti-inflamatórios (como saladas, legumes e frutas) e de bons hábitos, como sono em dia e exercício regular. Um estilo de vida saudável facilita a regeneração deste órgão.
No entanto, como muitas vezes acontece, o fígado está exposto a muitas toxinas no dia-a-dia, tornando-se importante fornecer uma ajuda extra com fórmulas antioxidantes. Os produtos com ação antioxidante integram compostos naturais, como o cardo-mariano. Esta planta de flores roxas contém nas suas sementes um ingrediente-chave para o fígado: a silimarina. Devido à ação regeneradora das células do fígado, a silimarina é um excelente hepaprotetor!
Dica: verifica no rótulo se a concentração de silimarina do cardo-mariano é elevada!
A espirulina é outro composto a considerar numa fórmula antioxidante. Esta alga tem ainda mostrado resultados na redução de gordura no fígado e melhorias no funcionamento deste órgão. O mesmo acontece com a metionina, um aminoácido produzido pelo fígado e usado no tratamento de doenças hepáticas.
3. Fígado Sobrecarregado: Quais os sintomas?
Numa primeira fase, os sinais de intoxicação do fígado são silenciosos. Quando os sintomas aparecem, é porque o órgão já apresenta danos. São eles:
- Fadiga sem explicação: o fígado pode não estar a armazenar as vitaminas de forma eficiente, o que se reflete da diminuição dos níveis de energia;
- Dor abdominal e inchaço;
- Pele e olhos amarelados (icterícia);
- Perda de apetite;
- Náuseas e/ou vómitos.
Um aliado para desintoxicar o organismo
Já conhece o Liver Support? É uma das mais recentes adições à gama GoldNutrition Clinical, especialmente pensado para desintoxicar o organismo, em especial o fígado! O segredo da sua eficácia está na composição que inclui Cardo Mariano, Schisandra chinensis, Colina, Spirulina e Metionina. Descobre-o na nossa loja online!