André Bastos Coelho: “O treino só termina quando o atleta realiza a refeição pós treino”
goldeditor goldeditor2022-12-26T16:36:20+00:00Treinador, atleta, investigador e autor de estudos, tem prestado forte contributo à canoagem e ao desempenho desportivo. André Bastos Coelho, Doutorando em Ciências do Desporto, é o entrevistado deste mês. E reforça a “aliança” de treino e nutrição.
Num dos estudos, do qual é co-autor (Estudo: Avaliação da Ingestão Nutricional e do Balanço Energético em Jovens Atletas de Canoagem), conclui-se que “a alimentação dos atletas era inadequada” e que é “fulcral haver uma intervenção nutricional”. Que conclusões este estudo nos sugere? Ou seja, enquanto treinador, concordas que a nutrição pode fazer a diferença nos resultados?
Concordo! Enquanto treinador, reforço a importância da nutrição na adaptação fisiológica das tarefas e sessões do treino. O treino só termina quando o atleta realiza a refeição pós treino, para permitir a recuperação para a próxima sessão.
É um dos procedimentos que implemento nas minhas sessões de treino – a componente nutrição tem de acompanhar a componente de treino, pois elas são complementares. O atleta tem de saber o que treinar, como treinar, ter equipamento que lhe permita medir e avaliar o seu desempenho, mas também tem de se hidratar entre treinos e saber o que comer antes, durante (quando aplicado) e após os treinos.
Para lhe permitir realizar o treino na intensidade prescrita e para permitir as adaptações e a rápida recuperação para as sessões seguintes. O acompanhamento de um nutricionista é essencial no desempenho e carreira de um(a) atleta.
E enquanto atleta, alguns exemplos concretos?
Enquanto atleta, procuro ter hábitos de vida saudáveis, fazer escolhas adequadas e inteligentes para cada momento da época. Tenho uma relação com a nutrição clara, procuro refeições que me deem prazer a comer, mas sou pragmático e sei que, por vezes, o tipo e quantidade das refeições é essencial e necessário em determinados períodos/fases da época.
A nutrição é como o treino, nem todos os dias estamos super motivados para treinar, mas em determinadas fases temos de ser racionais e fazer as escolhas que têm de ser feitas a pensar no desempenho e rendimento desportivo.
As tuas regras de ouro para quem aspira a ser um grande canoísta?
As minhas regras de ouro (sem ordem definida) para quem aspira ser um(a) canoísta de excelência são:
1 – Gostar de Canoagem
2 – Ter o acompanhamento de um bom Clube e Treinador
3 – Ter ambição
4 – Ser transparente/franco com o treinador e métodos de treino
5 – Gostar de treinar e de competir
6 – Comer adequadamente
7 – Dormir adequadamente
Portugal esteve representado por 41 canoístas no Mundial de Maratonas em Canoagem, que decorreu em Ponte de Lima, entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro. A canoagem em Portugal está em grande forma?
A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) foi fundada em 10 de março de 1979 (43 anos) e está a viver o seu melhor momento até aos dias de hoje. Com o maior número de atletas e de clubes de sempre. Os clubes portugueses têm feito um excelente trabalho de captação e desenvolvimento de atletas extraordinário. Além disso, a FPC tem procurado capacitar os seus Clubes fornecendo ferramentas para o seu desenvolvimento, apostando por exemplo, na formação de dirigentes e treinadores.
As expectativas deste Mundial foram superadas com 7 medalhas, e muitos desempenhos e resultados de destaque. Saliento o crescente nível que temos tido no setor feminino, que tem vindo a melhorar os seus desempenhos de ano para ano. O setor masculino continua num excelente nível. No entanto, as expectativas são cada vez mais elevadas, mas gostamos da responsabilidade e de desafios. Vamos continuar a trabalhar para que os resultados sejam cada vez melhores.
Contudo, os patrocínios ainda são raros na modalidade e ao nível da nutrição, seria uma vantagem junto das nossas seleções adversárias termos o apoio de uma marca de nutrição. Continuaremos a trabalhar para mostrar que merecemos esse apoio e confiança. Acredito que os melhores anos da modalidade ainda estão por vir. Boas pagaiadas!
No nosso site encontras mais entrevistas sobre desporto, saúde, nutrição, estilos de vida saudáveis. Descobre-as no nosso blog para ficares a conhecer personalidades e conteúdos de excelência!