L-Carnitina: será uma opção para a perda de peso?
goldeditor goldeditor2023-04-06T12:09:28+01:00A L-Carnitina ajuda o nosso corpo a transformar a gordura em energia. Está tudo dito. Ou talvez não!?
O que é?
É uma substância, derivada de um aminoácido, que é naturalmente produzida no nosso fígado, rins e cérebro. Para que esta produção aconteça, porém, é necessário a presença de outros nutrientes como o ferro, a vitamina C e B6.
A L-Carnitina da dieta não chega?
A L-Carnitina está presente na alimentação, especialmente em alimentos de origem animal. Por isso, o nome carnitina, que deriva do latim “carnis”.
No entanto, apesar de poder ser ingerida através da dieta, são recomendadas geralmente doses superiores para se obterem benefícios. Além disso, existem ainda casos de deficiência decorrentes de doenças como obesidade ou de situações como exercício físico mais intenso.
Por isso, a L-Carnitina está também disponível sob a forma de suplementos, como o nosso L-Carnitine 3000, muito popular entre os atletas, mas também muito apreciado por pessoas que pretendem perder peso.
Então ajuda em quê?
Perda de Peso: É a L-Carnitina que vai ajudar a transportar os ácidos gordos para as mitocôndrias (células), onde são oxidados e convertidos em energia. Estudos sugerem que a suplementação com L-Carnitina tem efeito na diminuição do peso e na redução da massa gorda.
Coração: Pela sua acumulação nos músculos e no coração, a suplementação com L-Carnitina tem mostrado impacto positivo em populações com doença cardíaca isquémica e miopatia.
Performance: Segundo investigadores, os futebolistas a quem foi dada uma suplementação de L-Carnitina (3g ou 4g) antes do treino, revelaram um aumento de velocidade e diminuição da frequência cardíaca. Ou seja, uma melhor tolerância ao esforço intenso.
Recuperação: Além de beneficiar o desempenho durante o exercício, a L-Carnitina tem sido associada a uma melhor recuperação. Estudos mostram que, graças à suplementação com esta substância, existe um aumento de produção de energia após o exercício extenuante.
Mas este nutriente também pode ajudar a aliviar a dor, a sensibilidade e também influencia a libertação de creatina quinase (um marcador de lesão muscular).
Fertilidade: O consumo de L-Carnitina (juntamente com acetil-L-Carnitina) mostra um aumento na mobilidade e na quantidade de espermatozoides em homens com problemas de fertilidade.
Antioxidante: Segundo estudos, a sua suplementação (na dose de 1000 mg/dia) foi associada a uma redução significativa no stress oxidativo em pessoas com doença artéria coronária.
Fontes de L-Carnitina por ordem decrescente
Carne de vaca: 81 mg por 85 gramas
Carne de porco: 24 mg por 85 gramas
Peixe: 5 mg por 85 gramas
Frango: 3 mg por 85 gramas
Leite: 8 mg por 227 ml
Queres queimar gordura e ganhar energia nos treinos? Então, tens de conhecer a nossa L-Carnitine 3000!sua