Mente saudável: os melhores desportos para manter o equilíbrio
Manter a mente saudável. Nunca, como hoje, se tem mencionado tanto este tema. Dois anos depois do início da pandemia, a saúde mental passou de uma quase abstração para uma realidade. Uma preocupação de muitos e não apenas da comunidade científica que já antes tinha manifestado esta urgência.
As publicações de artigos científicos sobre o tema passaram de 10, em 1990, para 700 em 2017! O livro The Exercise Effect on Mental Health: Neurobilogical Mechanisms, de Henning Budde e Mirko Wegner (CRC Press) é um importante contributo. Identificando, logo nas primeiras páginas, as principais razões pelas quais o exercício físico está recomendado para manter a mente saudável. Além de ser (relativamente) barato, é uma prática que pode ser prolongada ao longo da vida. E pode ser interrompido, sem os efeitos secundários associados aos fármacos.
Importância do exercício para manter a mente saudável
Habituámo-nos a ouvir frases como estas: “Correr é a minha droga”. Não é difícil de compreender porquê. Com o exercício, o corpo produz substâncias como as dopaminas e as endorfinas, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Ou ainda a serotonina, um percursor da melatonina, fundamental nas horas de sono.
O exercício é regenerador. A prática de exercício desencadeia processos fisiológicos, bioquímicos e psicológicos. E esses resultados notam-se quando nos olhamos ao espelho. Mas também estão presentes nos níveis de energia, quando o despertador toca pela manhã!
A equação pode fazer-se de várias formas, mas o resultado é invariavelmente o mesmo: investir na prática desportiva, compensa. A todos os níveis. E se a falta de tempo anda sempre de mãos dadas com o sedentarismo, importa lembrar as recomendações. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere 150 a 300 minutos de exercício moderado, por semana. A quantidade já faz a diferença na vida de um/a adulto/a saudável.
Foi o que ficou demonstrado num estudo de larga escala realizado nos Estados Unidos pela revista médica Lancet. Entre 2011e 2015: as pessoas que praticavam exercício regularmente tiveram menos 1.5 dias depressivos por mês. Mais: 45 minutos de exercício, três a cinco dias por semana, tiveram benefícios comprovados na saúde mental. Argumentos não faltam, e práticas desportivas também não. É (só) uma questão de escolheres aquela que se adapta melhor ao teu perfil e estilo de vida.
Correr contra o stress
Força de vontade e uns ténis adequados. Não precisas de mais para te fazeres à pista. Que também pode ser um parque, uma floresta ou as ruas do teu bairro. É também isso que faz da corrida uma opção óbvia para manter a mente saudável. Esta atividade física pode ser praticada em qualquer lugar. Além de comprovados benefícios físicos, como a promoção da circulação sanguínea, é um verdadeiro boost para o bem-estar. A corrida é uma poção mágica anti-stress. Faz baixar os níveis de ansiedade e aumenta a concentração. Promove ainda uma sensação de bem-estar tão forte que depressa se torna aditiva.
Caminhar na Natureza
Naturalmente, nem todos somos natural born runners. E, às vezes, as limitações físicas ou articulares aconselham alguma moderação. Nesses casos, a caminhada é uma excelente alternativa. De forma a potenciar o trabalho cardiovascular, aconselha-se uma passada mais vigorosa, em percursos com desníveis e, sempre que possível, na natureza. Um estudo de 2009 publicado pela Environmental Health and Preventive Medicine avaliou os benefícios dos chamados “banhos de natureza japoneses”. Demonstrou que 20 minutos de imersão num ambiente verde e puro são suficientes para reduzir os níveis de stress. Tudo isto promove a manutenção da mente saudável.
Os benefícios da natação
Tal como qualquer outro desporto, nadar liberta as desejadas endorfinas que são tão importantes para manter uma mente saudável. Mas a natação soma outras vantagens, algo que ficou provado num estudo da YouGov Poll, realizado no Reino Unido em 2018. Este estudo revelou que quase meio milhão de pessoas diagnosticadas com doenças mentais admitiram ter reduzido as consultas de acompanhamento psicológico. Além disso, depois de terem começado a praticar natação estas pessoas reduziram (ou suspenderam) a medicação. Nadar melhora a qualidade do sono e regula o apetite, controlando a ansiedade e aliviando o stress. Nunca umas braçadas foram tão precisas e retemperadoras!
Desportos de equipa
A sensação de bem-estar está relacionado com o conceito de pertença. Somos mais felizes quando fazemos parte de um todo. A inclusão valoriza-nos, acrescentando algumas dimensões à nossa individualidade. Na Lancet Psychiatry, concluiu-se que os desportos de equipa têm benefícios acrescidos no que diz respeito manter a mente saudável. Ao promoverem ferramentas de comunicação e de contacto interpessoal, ajudam a fortalecer a autoestima e a autoconfiança. Em conjunto, estes são dois pilares essenciais do equilíbrio mental.
O milagre do Yoga para uma mente saudável
Mais do que uma modalidade desportiva, o yoga trabalha a união entre corpo e mente. Revela-se muito completo (e bastante mais exigente do ponto de vista físico do que alguns céticos pensam). Além da componente mais física e muscular – o designado Asana – o yoga trabalha a respiração. E assim reduz consideravelmente os níveis de ansiedade, sendo por isso muito recomendado em situações de depressão.
Mas o yoga não se limita a tonificar o corpo ou a melhorar a postura corporal. A meditação – capacidade de suspender o fluxo de pensamentos, fazendo com que nos concentremos apenas no momento presente. Tem inclusivamente outras capacidades descobertas através da ciência.
Sara Lazar, neurocientista da Harvard Medical School, coordenou vários estudos nesta área. Comprovou que oito semanas de prática são suficientes para desencadear alterações cerebrais. Provou mudanças em zonas associadas à memória e tomada de decisões, mas também na gestão das emoções. Mudanças que ajudam os humanos a manterem a mente saudável.
Nos tempos que correm, a saúde mental é a palavra de ordem. Espreita as eficazes soluções GoldNutrition contra o stress e ansiedade.
Viver melhor também é uma questão de estares bem informado! Aproveita também para subscreveres a nossa newsletter e receberes novos artigos no teu e-mail.