Metabolismo: Mas que raio de palavrão é este?
Metabolismo é um “palavrão” demasiado importante para o arrecadares no dicionário. Em palavras simples, refere-se ao conjunto de processos químicos que permitem ao corpo viver e ter um normal funcionamento. O metabolismo consiste na conversão da energia dos alimentos em energia para respirar, reparar células, digerir alimentos. Entre muitas outras tarefas vitais. Durante 24 horas, sete dias por semana, inclusive durante as horas de repouso, este mantém o corpo em funcionamento, fazendo esta operação. A reparação do corpo depende da energia dos nutrientes.
Taxa de Metabolismo Basal
A quantidade mínima de energia necessária para manter o corpo em funcionamento, em jejum ou durante o repouso, é conhecida como Taxa de Metabolismo Basal e é calculada por indicadores como idade, género, altura e peso.
Metabolismo lento ou rápido?
O metabolismo é um processo que acontece em diferentes velocidades, em diferentes pessoas. Os genes determinam muitas vezes esta intensidade. Algumas pessoas têm “sorte” e herdam genes que lhes proporcionam um mais rápido. Se é o teu caso, então vais queimar mais calorias quando estiveres a dormir ou a praticar atividade física. E, apesar de consumires mais alimentos do que o teu colega da mesa ao lado, aparentemente aumentas menos de peso. Ao passo que ele, com uma atividade metabólica lenta, não se pode descuidar e apresenta mais dificuldade em perder peso.
O metabolismo tem impacto no peso?
Sim, é verdade. Mas, por mais forte que seja o impacto dos genes, não custa tentar interferir na velocidade do teu metabolismo. A regra básica é: fazer uma dieta saudável e praticar exercício, de forma a gastares a energia consumida e manter um peso saudável.
Depois, há simples “truques” que podes acrescentar: por exemplo, por vezes basta adicionar um treino de alta intensidade à tua rotina. Este treino pode acelerar o teu metabolismo durante um dia inteiro.
Sempre que consomes proteína, o teu metabolismo também aumenta. Ou chá verde: um estudo da Obesity Reviews descobriu que o chá verde tem um composto que pode aumentar a queima de calorias e gordura.
Factores que o influenciam?
- Massa magra: o músculo queima calorias com maior rapidez;
- Massa gorda: as células gordas são menos eficientes a queimar calorias;
- Idade: estima-se que haja um desaceleramento, também devido às alterações hormonais;
- Hormonas: as hormonas ajudam a regular o metabolismo. Em caso de doenças da tiroide, como o hipotiroidismo, o metabolismo desacelera porque a tiroide não liberta hormonas suficientes. No hipertiroidismo, dá-se uma aceleração porque há uma grande libertação de hormonas;
- Genes: são essenciais e influenciam em grande parte a “velocidade” do atividade metabólica;
- Cafeína e nicotina: podem acelerar a taxa metabólica basal;
- Género: os homens têm, regra geral, o metabolismo mais rápido;
- Atividade Física: o exercício físico regular explica ao corpo que tem de queimar calorias!
Mantém-te informado sobre a tua saúde. Informação também é prevenção. Subscreve já a nossa Newsletter.