Pré-bióticos e Probióticos: descobre as diferenças
Tiago Osório2024-07-01T12:22:56+01:00Pré-bióticos e Probióticos são autênticos bombeiros no intestino. Interagem de forma diferente. Mas será que também atuam em conjunto?
O nosso intestino é habitado por milhões de microrganismos, estimando-se que existam mais de 100 triliões de bactérias com benefícios para a saúde. Esse ambiente é conhecido como microbiota intestinal. Uma vasta comunidade de micróbios mantém a função intestinal saudável e realiza outras funções essenciais. As bactérias que vivem no nosso intestino ajudam-nos a digerir bem os alimentos, reduzem as inflamações e interagem beneficamente com o sistema imunitário. Também há estudos que as associam à saúde mental, saúde cardíaca e na regulação do peso (controlo de obesidade).
No intestino encontramos estas nossas melhores amigas. E elas existem, de forma única, desde o dia do nosso nascimento. Medicamentos, hábitos alimentares e estilos de vida influenciam, contudo, o ambiente intestinal. Por isso, ao longo da vida, vamos tentando ajudar o corpo a produzir mais bactérias. Vamos acrescentando bactérias saudáveis à nossa microbiota intestinal, como os pré-bióticos e probióticos.
Por que são importantes os probióticos?
Os probióticos são microrganismos vivos, muito semelhantes aos que se encontram na microbiota humana. Encontram-se em alguns alimentos fermentados (como o kefir) e em suplementos. São importantes porque, quando os ingerimos, eles sobrevivem no intestino, aumentando assim as boas bactérias.
Por que são importantes os pré-bióticos?
Os pré-bióticos não são microrganismos vivos. São fibras que o sistema digestivo não consegue decompor. Por isso, chegam ao trato intestinal. Servem de alimento às bactérias, promovendo o seu crescimento e uma microbiota saudável. Os pré-bióticos estão presentes em alimentos vegetais ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais, nozes e legumes e sob a forma de suplemento.
Como interagem os pré-bióticos e os probióticos?
Os pré-bióticos são o alimento dos organismos vivos probióticos. Sem pré-bióticos, os probióticos não vingam! Os pré-bióticos suportam a atividade e o crescimento dos probióticos.
Pré-bióticos e probióticos: preciso de tomar?
Precisamos de suplementos pré-bióticos, porque raramente consumimos a quantidade de fibra que necessitam as bactérias do intestino para se replicarem e crescerem saudavelmente. Os suplementos pré-bióticos e probióticos podem reforçar a alimentação e otimizar a saúde do intestino e da microbiota intestinal. Além de influenciarem o sistema imunitário, estes suplementos podem ajudar a combater a disbiose intestinal. A disbiose acontece quando há um desequilíbrio das bactérias que vivem no nosso trato gastrointestinal e pode ser um fator de risco para pessoas que apresentam complicações intestinais, nomeadamente síndrome do intestino irritável.
Aconselha-se ainda o consumo de probióticos em situações específicas:
– Durante a toma de antibióticos (porque matam as más e as boas bactérias)
– Obstipação
– Inflamação do intestino
Pré-bióticos e Probióticos: Como escolher o melhor suplemento para ti?
Quantidade: Verifica as quantidades e os tipos de estirpes das bactérias do probiótico. Opta por suplementos que contenham simultaneamente bactérias amigáveis Lactobacillus e Bifidobacterium.
Qualidade: A qualidade dos ingredientes é fundamental. Prefere suplementos sem conservantes ou aromatizantes artificiais.
Doses: Verifica quantos milhões de células vivas tem uma cápsula do teu probiótico.
Pré-bióticos: ajuda o teu corpo a produzir boas bactérias
– Aumenta o consumo de alimentos ricos em fibras insolúveis: alimentos integrais, espargos, cebola, alho, batata doce, feijões, lentilhas.
– Reduz o açúcar, os alimentos saturados e processados.
Já conheces o nosso produto Pre&Pro Biotics da GoldNutrition, com prebióticos e probióticos?