Superalimentos: Quais são os teus maiores aliados à mesa?
Os superalimentos tornaram-se numa espécie de tendência na nutrição. Mas são muito mais do que uma moda que aparece ou desaparece ao sabor das estações do ano.
Quando o que está em causa é a alimentação, o bem-estar e a saúde é frequente ouvirmos a frase: “Não há milagres”. Não há, mas existem atalhos. Uma dieta variada e equilibrada é um deles. Sendo que uns alimentos são mais poderosos que outros.
Os superalimentos são famosos pela sua riqueza nutricional: oferecem-nos de bandeja uma quantidade substancial de minerais, vitaminas e antioxidantes. Isso pode fazer uma grande diferença no sistema imunitário, auxiliando no combate a doenças cardíacas, musculares e respiratórias. Além disso pode, inclusivamente, ajudar em alguns casos de cancro.
Provavelmente, já consomes muitos destes alimentos, ainda que não tenhas consciência de todas as suas potencialidades. Tens dúvidas?
Alface, espinafre, couve e beldroega são alguns dos superalimentos verdes, categoria de que também fazem parte a erva de trigo ou de cevada, a espirulina ou a clorela. Em comum têm não só a cor, mas também o facto de impedirem a absorção de compostos prejudiciais ao organismo. Ricas em ferro, especiarias como a curcuma e o gengibre também se incluem neste grupo de poderosos aliados, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
Aqui está uma lista de alimentos que merecem o prefixo “super”!
1 Superalimento para dormir melhor
A Noz é um superalimento que está muito associado à melhoria da qualidade de sono:
– 65% da noz é boa gordura (ómega 3), com efeito na saúde cardíaca e colesterol;
– A noz é rica em magnésio, um mineral envolvido em centenas de reações químicas no corpo essenciais a um bom funcionamento do organismo;
– A noz contém melatonina, conhecida como a hormona do sono. Além de regular o sono, a melatonina melhora a capacidade do teu corpo em resistir ao stress oxidativo, provocado pelos radicais livres. Não te esqueças da relação próxima e comprovada entre radicais livres e doença.
Nota: Atenção! Não adianta descarregares todas as apps de meditação para o teu smartphone se, depois, na hora de dormir, ficares horas a olhar para o ecrã. Evitar a luz azul bem como outro tipo de estímulos é uma regra de ouro tão básica como ter uma boa almofada. Mas aquilo que comemos – e a hora a que o fazemos – também pode pesar na diferença entre um sono reparador e muitas voltas na cama. Isto porque comer num horário que contrarie o teu ritmo circadiano pode interferir com órgãos como o fígado ou o pâncreas. Estes são fundamentais em vários processos biológicos, entre eles a digestão. Convém, assim, terminar o jantar, pelo menos, duas horas antes de deitar.
1 Superalimento para todas as mulheres
Constantemente pressionadas pelo relógio, são muitas as mulheres que se desdobram entre tarefas. Desde as responsabilidades profissionais aos cuidados de assistência à família. Sem esquecer as escapadelas ao ginásio! Neste quadro de constantes provas e desafios, todas as ajudas contam. A começar pela alimentação e pelos superalimentos.
Bagas: morangos, mirtilos, arandos, amoras, cerejas e outras de cores rosa, azul, vermelha
O que têm em comum? As antocianinas! O composto (flavonoides) antioxidante dá a cor a estes frutos e desempenha um importante papel na reparação das células. As antocianinas presentes nestes superalimentos ajudam no combate a vários tipos de cancro, nomeadamente cancro da mama e intestinal.
– O arando pode reduzir o risco de infeções urinárias
– A vitamina C presente nas bagas pode ajudar na construção de colagénio, a proteína que mantém a pele firme e macia.
1 Superalimento para todos os homens
Como sabemos, em Portugal, o cancro da próstata é o tipo de cancro mais importante e frequente no homem (superior ao cancro da pele). Mata todos os anos mais de 1800 homens no nosso país, com um registo de seis mil novos casos anuais.
Uma boa razão para não te esqueceres do superalimento vermelho na tua salada: o Tomate
– O Tomate contém licopeno, o ingrediente que lhe confere a cor vermelha e que está associado à prevenção do cancro da próstata
– O Tomate é uma excelente fonte de vitamina C e de antioxidantes, que combatem os radicais livres (associados a doenças)
– Contém luteína, que protege a visão
– Contém água e fibra (contra obstipação)
– Tem baixos níveis de sódio (aconselhados para manter a pressão arterial).
1 Superalimento para mais energia
Como é que um alimento tão pequeno pode proporcionar um shot tão grande de energia? As ervilhas são leguminosas super nutritivas, a transbordar de vitaminas, fibra, proteína. Quando encontrares este superalimento nos rótulos de batidos, já sabes o que está lá dentro a fazer!
Ervilhas:
– Boa fonte de proteína e de fibra – ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue;
– Ricas em vitaminas (C, E, A) que ajudam a fortalecer o sistema imunitário:
– Com ómega 3 e ómega 6, ácidos gordos que combatem a inflamação.
1 Superalimento para o teu treino
De que vale um bom treino sem uma boa alimentação?
A aveia é um superalimento para atletas porque oferece o melhor de dois mundos. Por um lado, é rica em fibras insolúveis. Por outro, também tem fibras solúveis, que atrasam a digestão e prolongam a saciedade.
– As fibras (beta-glucanos) favorecem o trânsito intestinal, estão associadas à saúde cardíaca e ao colesterol; melhoram o sistema imunitário;
– Estudos concluem que a aveia (com hidratos de carbono complexos) reduz os níveis de açúcar no sangue;
– De acordo com estudos, consumir uma refeição de baixo índice glicémico, como aveia, três horas antes de uma corrida, promove mais resistência;
– Boa fonte de proteína, excelente fonte de energia.
1 Superalimento para reduzir a ansiedade
A ansiedade e o stress têm um grande impacto na saúde. A Organização Mundial da Saúde classificou o stress como a “epidemia de saúde do século XXI”. E Portugal é considerado um dos países da Europa com “mais stress” no trabalho. Boas notícias? Investigadores garantem que o chocolate negro é um dos superalimentos que pode ajudar. Parece que basta um consumo de 40 gramas/dia para fazer descer os níveis de cortisol, a chamada hormona do stress.
Fonte de flavonoides e de triptofano, o chocolate negro pode contribuir para melhorar o humor. É ainda uma fonte de magnésio, mineral importante em quadros de depressão. Mas o cacau tem compostos antioxidantes que podem ainda oferecer outros benefícios de saúde.
1 Superalimento para a vida
Cogumelos há muitos. Mas apenas são superalimentos os verdadeiros reis mágicos na saúde cardiovascular, mental, e no sistema imunitário.
Cogumelos Reishi: Tradicionalmente usados para aumentar a vitalidade. São conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes que podem ajudar o sistema imunitário a lutar contra doenças cancerígenas.
Cogumelo Maitake: Impacto forte no sistema imunitário. Aumenta a produção de linfocinas (mediadores de proteínas) e interleucinas, proteínas que melhoram a resposta imunitária.
Cogumelo Shiitake: Além de promover o sistema imunitário e de possuir propriedades anti-inflamatórias, este cogumelo contém eritadenina. Uma substância que reduz o mau colesterol.
Queres ter uma super saúde? Começa por incluir superalimentos na tua alimentação diária. Acompanha todas as dicas da GoldNutrition sobre hábitos de vida e de alimentação saudável. Para isso basta subscreveres a nossa newsletter.