Tipos de Proteína Whey: quais as diferenças?
Tiago Osório2024-11-13T15:25:13+00:00Consomes whey para ganhar e preservar a massa muscular. Ótimo! Mas sabes que existem diferentes tipos de Proteína Whey? Vem descobrir as diferenças entre nelas neste artigo.
Proteína Whey Concentrada
Entre os diferentes tipos de proteína whey, a concentrada é a mais comum: relativa às restantes, o processo de obtenção desta proteína é o mais simples, o que se reflete também no preço.
Quando comparada com a proteína do soro de leite normal, apresenta um menor grau de gordura e colesterol. Mas contém mais lactose e gordura do que a proteína isolada e a proteína isolada hidrolisada. Ainda que a quantidade de lactose seja bastante bem tolerada. No caso da nossa Total Whey foram adicionadas enzimas para facilitar a digestibilidade.
Por outro lado, a proteína whey concentrada oferece outros nutrientes benéficos como gordura e hidratos de carbono, na forma de lactose, um açúcar derivado da glicose, encontrado no leite. O teor de proteína ronda os 40% a 80%. E é considerada uma boa proteína, além da construção muscular, para reforçar a imunidade.
Proteína Whey Isolada
Excelente ajuda no crescimento e na reparação muscular, oferece aos músculos nutrientes de mais rápida absorção. Esta proteína whey é isolada através de um processo de filtragem que vai reduzir a lactose e a gordura, assegurando assim uma proteína praticamente pura. O teor de proteína ronda os 90%. É por isso uma boa estratégia para atletas que praticam modalidades com metas de peso. É ainda uma boa opção para pessoas com sensibilidades alimentares ou que seguem dietas pobres em lactose.
Segundo um estudo, a proteína whey isolada reduz o declínio da força após os danos musculares decorrentes do exercício.
Whey Isolada hidrolisada
Nesta nossa jornada pelos diferentes tipos de proteína whey, chegamos à isolada hidrolisada. Neste caso, o teor de proteína é praticamente o mesmo que na proteína whey isolada: 90%. A grande diferença é que, neste caso, as proteínas são separadas em pequenas unidades de aminoácidos. E este pequeno detalhe vai fazer com que seja mais facilmente absorvida e digerida. Para pessoas com problemas digestivos esta proteína apresenta-se como uma excelente opção.
Também conhecida como soro do leite hidrolisado, esta proteína decompõe-se mais rapidamente e os aminoácidos são assim também enviados mais rapidamente para os músculos, quando comparando com outras proteínas. Para atletas de alta competição, esta é claramente uma vantagem! Um estudo do Journal of Science and Medicine in Sport concluiu que, do conjunto de atletas que treinavam duas vezes por dia, os que consumiam soro de leite hidrolisado conseguiram recuperar a força mais rapidamente do que os atletas que ingeriram soro de leite isolado.
Os complexos processos de filtragem (que podes perceber melhor no vídeo abaixo) tornam esta proteína um pouco mais dispendiosa.
Agora que já conheces os diferentes tipos de proteína whey já podes fazer uma escolha mais informada. Conheces a gama completa de proteínas da GoldNutrition? Descobre-as todas aqui.