Melhor Hora para Treinar: Manhã, de Tarde ou à Noite?
Melhor Hora para Treinar: Manhã, de Tarde ou à Noite?
O madrugador
Treinar antes de ir para o trabalho tem os seus benefícios. Muitos praticantes acham que pelo facto de irem treinar cedo, ajuda imenso na regulação do sono e a ter uma boa noite de descanso. Num estudo, investigadores afirmam que treinos às 7:00 da manhã resultam em melhores noites de sono de qualidade para os participantes.
O porquê? Treino matinal parece ter um impacto positivo na pressão arterial. A tensão arterial diminui naturalmente à noite e vai aumentando naturalmente a partir do momento que acordamos. Ao treinarmos de manhã estamos a “acompanhar” essa subida, para além ajudar a diminuir cerca de 10% da tensão arterial. Essa diferença acompanha-nos ao longo do dia, sentimo-nos mais calmos e mais relaxados no final de um dia de trabalho. Logicamente que se para começares a treinar antes de ir para o trabalho, terás de ajustar radicalmente os teus horários, o ideal é procurares outras alternativas.
Vantagens:
- Shot de Energia Matinal;
- Ideal para quem tem por hábito acordar cedo;
- Dependendo dos ginásios, sempre terás mais probabilidade de usufruír de um ginásio mais vazio que durante a tarde ou final do dia;
- Liberta o horário diário para mais actividades.
Desvantagens:
- Articulações e músculos mais tensos;
- Falta de energia ao acordar;
- Para treinar antes de ir trabalhar, temo-nos de deitar cedo, o que não acontece na maioria dos casos.
O treino da tarde
Se treinares à tarde ainda beneficiarás dos efeitos positivos do treino da manhã – na verdade, muitas pessoas preferem treinar no decorrer da tarde. À tarde beneficiamos também da temperatura muscular ideal, o que significa que estás mais quente e a probabilidade de contrair lesões é menor.
Vantagens
- Temperatura muscular ideal;
- Óptimo para libertação do stresse diário.
Desvantagens
- Falta de vontade e de energia após um dia de trabalho.
O treino nocturno
Treinar à noite costuma ser desaconselhado dado o facto que te desperta o organismo antes de dormir. Exercícios de alta intensidade por exemplo aumentam os níveis cardíacos e a temperatura corporal, o que pode fazer com que te sintas mais alerta do que gostaria de estar quando vais para a cama. No final, tudo depende do tipo de treino que optares por fazer nesta altura do dia.
Um estudo no European Journal of Applied Physiology mostrou que o treino nocturno só afetava o sono quando os participantes exerciam um esforço intenso – por outras palavras, 80% de sua frequência cardíaca máxima. Os participantes levaram cerca de 14 minutos a mais para adormecer do que o normal. Mas não houve diferença no tempo de sono quando praticaram actividades físicas moderadas.
Vantagens
- Depende da hora da noite e se fores adepto de ginásios, terás o espaço mais livre que no final da tarde;
- Se fores um fã de running, dizem que a corrida nocturna é uma experiência excepcional;
- Como os treinos de tarde, óptimo para libertação do stresse diário;
Desvantagens
- Se fores adepto de treinos intensos, se optares por treinar à noite poderá afectar-te o sono.
Conclusão
Então a moral da história? Qualquer hora do dia tem o seu aspecto positivo e negativo, tu como praticante apenas tens de te certificar de que descansas o suficiente, caso contrário estarás a fazer mais mal do que bem!