J C
Dois suplementos da GoldNutrition sobre um banco de treino num ginásio. À esquerda, um frasco preto de Creatine Powder (Creatina Monohidratada) e, à direita, um frasco azul de BCAA & Glutamine (Aminoácidos de Cadeia Ramificada com Glutamina).

A simple run on the treadmill can cause an injury, whether you are a more or less experienced exerciser. In this article, we will talk about the four most common gym injuries and how you can reduce the risks.

Será que é uma boa ideia tomar a creatina e os BCAAs em conjunto? Sim, a combinação destes dois ingredientes/suplementos pode promover o crescimento dos teus músculos e acelerar a recuperação após o treino.

Os BCAAs e a Creatina são dois ingredientes e/ou suplementos muito populares na área do desporto, nomeadamente para atletas de competição. Juntos, estes dois suplementos podem efetivamente maximizar os resultados que, já por si, isoladamente, proporcionam.

BCAAs é a sigla das palavras (inglês) Branched Chain Amino Acids, ou seja, Aminoácidos de Cadeia Ramificada. E são eles a leucina, isoleucina e valina, uma espécie de três mosqueteiros dos músculos. Desempenham um papel muito importante no desenvolvimento e no crescimento dos músculos. São também conhecidos pela sua ação no metabolismo da proteína (ajudando o corpo a usar a proteína). Uma vez que o nosso corpo não tem a capacidade de produzir estes aminoácidos essenciais, temos que obtê-los a partir da alimentação e da suplementação.

A Creatina é uma fonte natural de energia que ajuda à contração dos nossos músculos. É um ergogénico (melhora o desempenho) muito popular entre os atletas, devido à sua capacidade em aumentar as concentrações de fosfocreatina (PCr) no músculo, o que aumenta a capacidade de trabalho/treino.
Recebemos parte da creatina através da dieta (carne vermelha, peixe) e de suplementos. Outra parte é produzida naturalmente pelo nosso corpo, no fígado, rins e pâncreas.  Estudos indicam que a suplementação com creatina pode melhorar os ganhos de força em cerca de 15%.

Principais benefícios de combinar BCAAs + Creatina

Os BCAAs apoiam a síntese e a recuperação muscular. A Creatina aumenta a capacidade de trabalho por fornecer energia. As ações de ambos os ingredientes são distintos, mas existem vantagens quando os tomamos em conjunto:

  • Promovem o crescimento muscular
  • Aceleram a recuperação
  • Reduzem a dor muscular que decorre do exercício intenso
  • Aumentam os níveis de testosterona no corpo
  • Reduzem a gordura muscular
  • Promovem os ganhos de força explosiva e força, em geral
  • Reduzem a sensação de fadiga e exaustão durante o treino
  • Previnem a diminuição da síntese proteica muscular (capacidade de o músculo captar aminoácidos)
  • Melhoram a performance

Quando?

Cada nutriente tem o seu timing. E este duo não foge à regra.
↑ Antes do treino: estudos sugerem que a Creatina + BCAAs devem ser tomados cerca de 15 minutos antes do treino, para maximizar resultados.
↑ Durante o treino é também uma opção
↑ No pós-treino, essencial para reduzir a dor e promover o crescimento muscular. Acrescentar glutamina pode ser uma opção, como reforço do sistema imunitário.

Não há dúvidas: sim, podes tomar estes dois ingredientes em conjunto. São ambos considerados seguros (atenção, opta sempre por marcas de qualidade e certificadas) e, juntos, eficazes. Bela dupla para maximizar os resultados!

Os melhores suplementos com Creatina e BCAAs estão aqui. Não os percas de vista.

Back to blog