J C
5 causas para a Retenção de Líquidos

A simple run on the treadmill can cause an injury, whether you are a more or less experienced exerciser. In this article, we will talk about the four most common gym injuries and how you can reduce the risks.

Pernas e mãos inchadas, sensação de pés pesados, a retenção de líquidos manifesta-se de várias formas. A melhor solução é travar as causas.

Num cenário saudável e normal, os fluidos são drenados graças a uma espécie de “rede de tubos” espalhados pelo corpo. Acontece que o corpo nem sempre consegue fazer esta drenagem com eficiência. Quando o líquido não é removido dos tecidos, gera-se um edema que resulta da retenção de líquidos.

O edema, ou seja, o inchaço decorrente da retenção de líquidos, pode ser generalizado (em todo o corpo) ou localizado.

Principais sintomas da retenção de Líquidos

A sintomatologia da retenção de líquidos é diversa, mas entre os principais sintomas podemos indicar:

  • Inchaço das zonas do corpo afetadas (pés, tornozelos e mãos são os mais afetados)
  • Sensação de membros pesados
  • Dor nas zonas do corpo afetadas
  • Rigidez articular
  • Oscilações de peso ou aumento de peso (pode aumentar dois a três quilos de forma relativamente rápida)
  • Distensão abdominal
  • Cãibras

Solução: combater as Causas

1. Água a menos: Desidratação é uma causa

Menos é mais. Se diminuíres o consumo de água, a retenção de líquidos aumenta no corpo. A hidratação vai ajudar os teus rins a trabalharem melhor, e o líquido em excesso no organismo será assim eliminado. A quantidade de água que bebes por dia inclui a água dos alimentos e de outras bebidas como sumos e chás. Ainda assim, a água, na sua forma natural e com zero calorias, é a melhor fonte de hidratação.

As recomendações acerca das quantidades ideais de consumo de água variam com a idade, género, prática de exercício e fases da vida (gravidez, por exemplo). Estima-se que 1,5 a 2 litros de água por dia ajudem a manter bons níveis de hidratação. Dica: as bebidas alcoólicas favorecem a desidratação!

2. Alterações hormonais: como é que vão as tuas hormonas?

A retenção de líquidos é um problema que afeta mais as mulheres e a culpa é precisamente das hormonas. Durante a gravidez ou antes de uma menstruação, ocorre retenção de fluidos devido à alteração dos níveis de certas hormonas, como a progesterona. Algumas mulheres experienciam um edema/inchaço duas semanas antes da menstruação.

Na gravidez, o inchaço nas pernas é muito comum porque o útero exerce pressão sobre a veia cava. Esta é a responsável por levar de volta o sangue das pernas para o coração.

3. Sedentarismo: Costumas estar muito tempo sentado/a?

As pessoas que passam muito tempo numa posição sentada ou de pé estão em maior risco de sofrer retenção de líquidos, especialmente nos membros inferiores.

Quando o músculo não é utilizado, perde força e deixa de trabalhar de forma tão eficiente. Por isso, evita cruzar as pernas ou manter outra posição de forma prolongada. Durante o dia, há exercícios que podem ajudar a combater a formação de edema por falta de atividade física:

  • Elevar as pernas acima da altura do tronco (na posição deitada)
  • Coloca-te na ponta dos pés, e depois, sobre os tornozelos – movimentos repetidos

4. Fármacos

Algumas medicações podem também provocar um aumento da retenção de líquidos:

  • Contracetivos hormonais (pílula)
  • Antidepressivos
  • Alguns corticosteroides
  • Alguma medicação para a Diabetes e para a hipertensão

5. Dieta

Os teus hábitos à mesa podem igualmente estar a contribuir para a retenção de líquidos. Ora vê se a tua alimentação se enquadra em algum destes pontos:

– Dieta baixa em proteína e vitamina B1

Baixos níveis de proteína podem causar edemas. As proteínas ajudam a reter sal e água dentro dos vasos sanguíneos, evitando que o fluido não extravase para os tecidos. Em caso de baixos níveis de albumina, a proteína mais abundante no corpo (também encontrada em alimentos como a clara de ovo), o fluido fica retido, formando-se o edema, nomeadamente nos pés e pernas.

– Consumo de sal em excesso ou de alimentos enriquecidos em sódio

Quando ingerimos muito sal, o corpo retém sódio extra. O sal é composto por sódio e cloreto. O primeiro liga-se à água, no corpo, para ajudar a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células. Sempre que abusamos do sal, ou de alimentos processados que são geralmente ricos em sódio, o corpo retém sódio extra, o que aumenta a retenção de líquidos. Aproximadamente 1,5 litros de líquido é retido no corpo quando ingerimos muito sal.

Conselho: substituir o sal por ervas aromáticas e evitar batatas fritas, enchidos, etc.

– Excesso de consumo de hidratos de carbono, especificamente refinados

O pão branco, massas, bolos são ricos em hidratos de carbono refinados e pobres em fibras.

Resultado: favorecem picos de açúcar e dos níveis de insulina no sangue. Por sua vez, estes vão levar a maior retenção de sódio e, consequentemente, à retenção de líquidos.

Conselho: Em vez de massa, experimente quinoa, em vez de pão branco, prefira o pão de aveia sem glúten!

Alergénios: A retenção de líquidos também pode estar relacionada com hipersensibilidades alimentares. Estudos sugerem que eliminar alergénios como glúten, a soja, o milho, pode melhorar sintomas relacionados com a retenção de líquidos.

– Baixo consumo de alimentos ricos em potássio

Banana, castanha, abacate, kiwi, feijão são alimentos ricos em potássio, o que os torna muito úteis no combate à retenção de líquidos. Além de influenciar diretamente o sistema nervoso, muscular e cardíaco, o potássio é um mineral que ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos no corpo. Ao neutralizar os efeitos do sódio e aumentar a produção de urina, evita a retenção de água e o inchaço.

Problemas de retenção de líquidos? A pensar em ti a GoldNutrition criou o novo Drainer! Porque às vezes é preciso uma ajuda extra para combater a retenção de líquidos e voltares à silhueta desejada. Descobre-o na nossa loja online!

Voltar para o blogue