J C
Uma pessoa preenchendo um plano de exercícios em uma prancheta com caneta prateada. Ao fundo, há um par de halteres azuis desfocados. A imagem sugere planejamento e organização de um treino intervalado para atletas de endurance.

A simple run on the treadmill can cause an injury, whether you are a more or less experienced exerciser. In this article, we will talk about the four most common gym injuries and how you can reduce the risks.

O Treino Intervalado obriga-te a sair da zona de conforto e aumenta velocidade e força. Resumimos os principais benefícios.  

O Treino Intervalado é um tipo de treino bastante popular e utilizado no universo desportivo. O Treino Intervalado combina treinos curtos de elevada intensidade com períodos de recuperação, de baixa intensidade. Ambos os treinos são realizados alternadamente. E a sua intensidade e duração implicam diferentes respostas. Treinos muito explosivos e curtos com períodos mais longos de baixa intensidade promovem o aumento de velocidade e de resistência. Sessões de treino mais longas e de menor intensidade com intervalos de descanso curtos são utilizados para desenvolver a resistência aeróbica. Atenção que os períodos de descanso excessivamente curtos estão associados a um aumento de ácido lático no sangue. E esta acumulação pode afetar a função neuromuscular e, consequentemente, a velocidade. Recomenda-se assim um treino intervalado com sessões de 3 a 5 minutos, com uma relação de trabalho/descanso aproximadamente de 1:1. Aconselha-se (in livro Physiology of Sport and Exercise) uma intensidade de 90-100% VO2máx. Os autores, especialistas na área do exercício, defendem este plano de treino para obter melhores resultados em modalidades como corridas de longa distância, remo, ciclismo, natação.  

A estrutura de cada treino intervalado deve ser desenhada em função de cada atleta, do seu nível de condicionamento físico e da modalidade e objetivos que pretende alcançar. 

Treino Intervalado: 6 grandes benefícios para atletas de endurance

1. Melhora a capacidade aeróbica e anaeróbica

O treino intervalado está associado a um aumento de VO2Max (máxima quantidade de oxigénio que o corpo usa durante o treino). O VO2Max é um indicador da capacidade cardiorrespiratória – refere-se à capacidade com que os sistemas respiratório e cardiovascular conseguem fornecer oxigénio à células e tecidos durante a prática de atividade física. Durante o treino intervalado, a intensidade do treino permite atingir o limite aeróbico máximo. O corpo vai-se adaptando a estes novos níveis e, com o tempo, aumenta o seu VO2Max. Quanto maior o VO2Max, maior a potência aeróbica.

O metabolismo anaeróbico vai criar energia quando a produção de energia baseada em oxigénio torna-se insuficiente para satisfazer as necessidades de uma modalidade exigente como são as de endurance.

2. Melhora a eficiência cardiovascular

Este tipo de treino pode aumentar os picos de oxigénio e contribuir para a redução da doença cardiovascular.

3. Aumenta a velocidade

Os treinos de explosão vão fazer com que o teu coração trabalhe mais e mais forte. Quando dás o máximo num curto período de tempo, é enviado um estímulo intenso ao coração, aos músculos e aos pulmões. A pouco e pouco, estes ganhos vão sendo consolidados e refletidos em velocidade.

4. Aumenta a queima de calorias e o metabolismo

Estudos revelam que a queima de calorias é maior no Treino Intervalado.

5. Previne lesões

Comuns em atletas de endurance, as lesões podem ser evitadas com o Treino Intervalado. Investigadores dão o exemplo de maratonistas que, ao introduzirem o treino intervalado no seu programa de exercício, reduziram as queixas.

6. Promove a resiliência

O Treino Intervalado obriga-te a sair da zona de conforto e a ir mais longe, mais forte. Vais aumentar a disciplina e fortalecer a tua força de vontade.

Treino intervalado para a Maratona?

Podes experimentar correr 8×400 metros com 400 metros de corrida ligeira ou caminhadas entre os treinos de maior intensidade.

Outro exemplo: treinos em escada, em que as distâncias e a intensidade variam nos intervalos de 400m, 800m, 1200m, 800m e 400m, cada um seguido de períodos de recuperação de igual período de tempo.

Treinar muito ajuda. Mas não é suficiente para atingir a meta. Subscreve a nossa newsletter e passa a receber notícias fresquinhas sobre desporto, saúde, nutrição.

Voltar para o blogue