Iron Brothers: na vida e no desporto
Tags:
A simple run on the treadmill can cause an injury, whether you are a more or less experienced exerciser. In this article, we will talk about the four most common gym injuries and how you can reduce the risks.
Share
Já conhece os Iron Brothers? Miguel e Pedro Ferreira Pinto, 35 e 33 anos respetivamente, são irmãos inseparáveis. Na vida e no desporto. Desde 2018, altura em que nasceu o projeto Iron Brothers, já fizeram juntos quatro meia maratonas, uma maratona, metade de um Iron Man e várias provas de 10 km. Estão agora a preparar-se para a São Silvestre de Almada e para a São Silvestre de Setúbal.
Em 2022, já colocaram a Maratona de Sevilha no calendário, sendo que a grande surpresa está prevista para Hamburgo (Campeonato Europeu). É claro que há sempre o sonho do mítico Ironman do Hawaii. Mas quem é homem de ferro como estes dois atletas tem ainda o Challenge Roth no horizonte. Para muitos, esta competição incrível é o centro do triatlo mundial. O ciclismo pelas vilas da Bavaria e a festa dentro do estádio faz desta prova, na Alemanha, uma das mais concorridas do Mundo. E o facto de sonharem com ela mostra-nos a garra do DNA desta dupla. Ou não fossem irmãos.
Onde vai um, vai o outro. E esta máxima acontece desde que nasceram. “A minha família nunca deixou de fazer isto ou aquilo por o Pedro sofrer de paralisia cerebral. Sempre viajámos todos juntos. Nunca ninguém fica para trás por não ser possível”, conta-nos Miguel. ‘Não ser possível’ não é um obstáculo.
E assim nasceram os Iron Brothers
“Eu só queria ter um irmão. Para mim, sempre foi indiferente o Pedro ter paralisia”, partilha Miguel com a típica expressão genuína. Pedro nasceu prematuro e com paralisia cerebral. O que viria a reforçar a ligação entre ambos os irmãos para a vida.
Até há bem pouco tempo, Miguel praticava Crossfit. O atletismo surgiu durante o período em que, devido a uma lesão, ficou impedido de treinar força. A primeira corrida correu bem e, à segunda, inscreveu-se com o objetivo de angariar fundos para a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, à qual pertence o irmão Pedro. É neste momento que a GoldNutrition entra para a história da equipa. Mais uma vez, o Miguel fez um bom tempo. E os amigos aproveitaram a ocasião para partilhar um vídeo comovente de uma dupla de irmãos americanos que tinham participado no Ironman do Hawaii. “Foi com este vídeo que o Pedro me lançou o desafio”, lembra Miguel. Na altura riu-se, muito longe de imaginar que 15 dias depois nasciam os Iron Brothers.
Missão: passar a mensagem da inclusão
“Eu tenho a sorte de passar muito tempo com o meu irmão. Os Iron Brothers dá-nos essa possibilidade que muitos outros irmãos não têm”, conta Miguel. Obstáculos? O primeiro deles e o mais visível é um obstáculo financeiro: o material adequado e o mais leve possível para a dupla é um investimento muito caro.
Conciliar os treinos (por vezes é necessário treinar 20 horas por semana) com a vida profissional (Miguel é advogado) é também um desafio. E depois há sempre o obstáculo mental: em pleno século XXI, um atleta como o Pedro precisa de pedir autorização para inscrever-se nas provas, algumas delas recusando e alegando motivos de segurança.
Competições como a do Ironman não têm categorias especiais, pelo que a dupla compete enquanto dupla inserida na classificação geral.
Mas Miguel e Pedro garantem que continua a valer a pena passar a mensagem da inclusão. “No meio do último Ironman que fizemos, falhámos o tempo e fomos desclassificados. Fiquei desolado e achei que não valia a pena continuar e fazer a corrida. Foi o Pedro que me incentivou. Mostrou-me que, mais importante, era terminar a prova. E essa é a filosofia original do Ironman – a pessoa superar-se, desafiar-se”, refere.
Numa outra prova, aos 37 km de uma dura corrida, Miguel recorda as palavras do irmão que lhe ficaram gravadas na memória: “acho que me doem os pés”. “O Pedro é um Ironman. A competição era muito exigente, mas ele só se queixou, e assim desta forma ligeira, já aos 37 km”, regista, orgulhoso.
Perguntas frequentes
Uma das questões que mais lhes colocam tem a ver com a alimentação durante competições tão longas. “Nas provas em que o Pedro vai sentado à frente, eu vou dando-lhe de comida. Nas provas em que eu o puxo e ele vem a reboque, temos que parar nos locais de abastecimento para eu poder alimentá-lo. De resto, também levamos os nossos próprios suplementos GoldNutrition com os ingredientes certos para manter a performance”, conta.
Onde vai um, vai o outro. Com o Pedro sempre a recordar-nos do que mais importa na vida: “às vezes pensamos nas montras e nas compras que gostaríamos de fazer. O Pedro pensa em almoçaradas de amigos e em reuniões de família. Não é o Pedro que tem sorte por ter nascido nesta família. Somos nós que temos a sorte de o ter sempre por perto”.
Miguel, qual é o teu TOP Suplementos GoldNutrition?
Extreme Fluid Gel
Salt Bar
Gold Drink
Pedro, qual é o teu TOP Suplementos GoldNutrition?
Endurance Bar
Fast Recovery Laranja
Low Carb Cereal Bar
Gostaste de ler a história desta dupla fantástica de atletas? Pois temos mais histórias e mais atletas que vais gostar de conhecer melhor. Basta subscreveres a nossa Newsletter.
Descobre estes e outros vídeos no nosso canal de Youtube