J C
Pessoa a aplicar bandas de kinesio na perna de um atleta, possivelmente para suporte muscular ou recuperação de lesão. O ambiente parece ser um local de treino ou recuperação, com tapetes de exercício, tesoura e garrafa de água ao redor.

A simple run on the treadmill can cause an injury, whether you are a more or less experienced exerciser. In this article, we will talk about the four most common gym injuries and how you can reduce the risks.

As lesões em desportos de endurance são frustrantes e podem impedir a tua participação no grande dia. Saber como prevenir lesões deve fazer parte do teu plano de treino.

Os desportos de resistência são muito exigentes fisicamente. E este treino implica adaptações fisiológicas nos ossos, nos tecidos, nos músculos. Quando o exercício é intenso e prolongado, as lesões espreitam em cada descuido. As lesões músculo-esqueléticas, por exemplo, são comuns e resultam do stress físico repetitivo causado pelo exercício. Toma notas das lesões em desportos de endurance mais comuns e dos conselhos de prevenção.

Joelho do corredor    

Trata-se de uma dor no joelho, a articulação mais em risco, no caso dos maratonistas. Provoca uma sensação de instabilidade e fraqueza. Alguns atletas identificam sons de clique. A dor é sentida na frente do joelho e na rótula, onde o joelho se liga ao fémur. Esta síndrome é geralmente provocada por uma questão de postura adotada na caminhada ou na corrida. Os músculos fracos, o tendão de Aquiles tenso, o calçado desadequado e o excesso de treino podem contribuir para esta lesão conhecida como “joelho do corredor”.

Como prevenir? 3 conselhos

  • Manter um peso saudável para não sobrecarregar os joelhos
  • Alongamento antes e após o treino
  • Adotar boa postura na corrida: correr inclinado para a frente, joelhos “dobrados”

e 1 dica de ouro: Joint Complex:  este suplemento contém 4 ingredientes que, juntos, ajudam a prevenir o enfraquecimento articular: Glucosamina (reduz a dor), Condroitina (anti-inflamatório), MSM (reduz dor periférica) e Boswellia serrata (analgésico natural).

Tendinite de Aquiles

É uma inflamação do tecido do tendão que existe por detrás do tornozelo. Muito comum em atletas que praticam modalidades de endurance, ocorre com maior probabilidade quando usamos excessivamente o tendão. Por exemplo, numa maratona ou numa prova de ciclismo, quando aumentas o ritmo e a intensidade. Ou em movimentos como saltos. Estima-se que 24% dos atletas venham a sofrer desta lesão durante a sua vida desportiva. Sempre que os pés contactam o solo, o tendão de Aquiles absorve o choque. A intensidade e a falta de descanso agravam a situação e surge a inflamação. Provoca sintomas dolorosos. Em alguns casos, o calcanhar parece estar inchado.  

Como prevenir? 3 conselhos

  • Descanso: intervala o treino com atividades de baixo impacto que exerçam menos pressão sobre o tendão de Aquiles
  • A adoção de técnicas corretas no exercício é fundamental; movimentos desadequados e bruscos aumentam o risco desta lesão
  • O calçado tem que que ter um bom apoio e amortecimento adequado à modalidade.

E 1 dica de ouro: Collagen Complex: Estudos sugerem que a suplementação com colagénio associada a exercícios específicos melhora a função e reduz a dor em atletas com tendinite de Aquiles.

Canelites (dores nas canelas)

A periostite tibial, mais popularmente conhecida por canelite ou dor nas canelas, surge geralmente associada ao exercício intenso. Os músculos e ossos da perna contraem-se e ficam irritados/inflamados. É preciso tomar medidas assim que ocorrem os primeiros sinais. Caso contrário, a canelite pode evoluir para fratura.

Como prevenir? 3 conselhos

  • Aquecer muito bem os músculos antes do treino
  • Descansar, de forma a que os teus músculos e ossos tenham tempo de recuperar entre os treinos
  • De acordo com estudos, a introdução de cross training no plano de treino permite diversificar o tipo e a intensidade de stress aplicado sobre músculos específicos como os da perna e canelas.

E 1 dica de ouro: Vitamina D: um dos fatores das dores nas canelas é a deficiência em vitamina D, segundo pesquisas.   

Fraturas de Stress

Esta é uma das lesões em desportos de resistência mais dolorosa caracterizada por um hematoma no osso. Pode ser causada pelo exercício muito intenso, típico de modalidades como corrida, ciclismo, mas também basquetebol, entre outros. No movimento de pedalar, pressionas os pedais para que possas impulsionar-te para a frente. Com o tempo, este movimento pode provocar fraturas por stress, no pé ou no tornozelo. Os músculos ficam mais cansados e incapazes de absorver o impacto, transferindo esse stress para o osso.

Como prevenir? 3 conselhos

  • Aumentar de forma gradual a intensidade do treino
  • O treino de força ajuda a prevenir a fadiga muscular
  • No caso do ciclismo, por exemplo, certificar de que o assento está à altura certa e que o calcanhar está totalmente em contacto com o pedal.

E 1 dica de ouro: Vitamina D e Cálcio: Vários estudos sugerem que a prevalência de fraturas por stresse diminuiu quando os atletas receberam suplementação diária com vitamina D e (2.000 mg) de cálcio.

Distensões musculares e cãibras

As distensões musculares são causadas por ruturas nas fibras dos músculos. E as cãibras, por sua vez, ocorrem quando o músculo contrai involuntariamente, sem conseguir relaxar. Pode envolver um ou mais músculos. Em ambas as situações, há dor e muito desconforto. O exercício muito intenso e a sobrecarga e excesso de treino podem desencadear estas lesões. As cãibras também acontecem por desidratação e desequilíbrio de eletrólitos.  

Como prevenir? 3 conselhos

  • Exercícios de flexibilidade com regularidade  
  • Beber muita água e/ou bebidas com eletrólitos
  • Níveis baixos de hidratos de carbono podem causar cãibras musculares. Ajustar a dieta com o principal combustível usado durante o exercício: os hidratos de carbono.

E 1 dica de ouro: Magnésio: O suplemento de magnésio pode ter uma importante função a nível neuromuscular. O magnésio promove o relaxamento do músculo, prevenindo assim as cãibras e tensões musculares. 

Vais encontrar aqui tudo o que precisas para prevenir as lesões mais comuns na tua modalidade.

Back to blog