Importância dos Ómega 3 na Inflamação e Recuperação Muscular
Tiago Osório2024-07-17T18:48:13+01:00Existem, pelo menos, 3 boas razões que explicam a importância dos Ómega 3 para a melhoria do teu treino. Nós explicamos!
Os Ómega 3 são ácidos gordos polinsaturados que interferem em funções muito importantes no organismo, como funções cardiovasculares e produção de hormonas. Existem três tipos de ácidos gordos essenciais ómega 3: ALA (Ácido alfa linolénico), EPA (Ácido eicosapentaenoico) e DHA (Ácido docosaexaenoico). A maioria dos benefícios derivam do EPA e DHA. Estes ácidos são considerados na categoria “essenciais” porque o nosso corpo não tem capacidade para produzi-los em quantidades suficientes. A forma de obter ómega 3 será a partir da dieta e da suplementação.
Combate à inflamação
O exercício físico é uma autêntica pílula de saúde. Por outro lado, é preciso não esquecer que o exercício também é uma forma de (bom) stress. E resulta na produção de radicais livres, que são substâncias inflamatórias que danificam as células do corpo. A inflamação é um processo decisivo na recuperação e regeneração muscular. Ora, os ácidos gordos Ómega 3 têm a capacidade de reduzir mediadores inflamatórios como a proteína C-reativa e as citocinas, combatendo assim a inflamação muscular.
A inflamação decorre do stress oxidativo do exercício físico. Estudos mostram a importância dos ácidos gordos Ómega 3 na atenuação da produção deste stress, devido à sua produção reativa de oxigénio.
Combate à dor
Uma equipa de investigadores acompanhou dois grupos de atletas durante quatro semanas. Um dos grupos fez uma suplementação com Ómega 3 antes, durante e após o treino. O segundo grupo fez placebo. Apenas o primeiro grupo revelou uma diminuição de marcadores inflamatórios (IL-6) e redução de dor. Estudos mostram que uma suplementação com ácidos gordos Ómega 3 pode reduzir a chamada “dor muscular de início tardio”, nas 72 a 96 horas pós-exercício. Lembra-te de que a dor muscular ajuda a medir a eficácia do teu treino. Menos dor significa que consegues recuperar mais depressa de um exercício intenso e voltar mais rápido aos treinos.
Importância dos Ómega 3 na melhoria da endurance
Os ácidos gordos Ómega 3 aumentam a produção de óxido nítrico, o que ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos. O sangue rico em oxigénio passa a circular com mais fluidez e eficiência nos músculos, melhorando a tua resistência nos treinos longos. A fadiga é reduzida.
Assim prova o estudo feito com atletas de corrida de longa distância. Durante doze semanas, seguiram uma suplementação com ómega 3 versus grupo placebo. O VO2 max (um parâmetro do rendimento desportivo que indica a capacidade máxima do corpo em transportar oxigénio durante o exercício) mostrou ser maior no grupo ómega 3. O que sugere uma melhor adaptação ao treino de endurance, como resposta à suplementação com Ómega 3. Os ácidos gordos Ómega 3 ajudam a reduzir a quantidade de oxigénio que o corpo precisa por minuto, o que implica que o teu corpo necessite de gastar menos energia no treino intenso e longo.
Sim, os ómega 3 ajudam-te ano teu dia-a-dia de atleta e são teus aliados para alcançares uma melhor performance. Na GoldNutrition encontras três opções à tua disposição:
Descobre-os na nossa loja online.