Tempos de mudança de hábitos de consumo
A mudança de hábitos de consumo é um reflexo das alterações do teu estilo de vida e de uma maior preocupação geral com a saúde.
Os últimos acontecimentos impuseram profundas alterações no nosso dia-a-dia. Pudera! Vivemos uma pandemia, considerada a maior crise global de saúde desde a influenza de 1918. E esta situação veio abanar todas as nossas rotinas, desde as sociais, económicas aos mais simples comportamentos de saúde e de estilo de vida. Não há volta atrás. Estudos defendem que os novos tempos são as novas linhas com que “cosemos” o presente e moldamos o futuro.
Saúde Mental: mais atentos, mais cuidados
As complicações de saúde mental aumentaram em todos os países. Segundo o recente relatório da Organização Mundial da Saúde (World mental health report: transforming mental health for all), cerca de 1 em cada 8 pessoas no mundo vive com um distúrbio mental. Quer nos homens, quer nas mulheres, a depressão é a mais comum. Além disso, o suicídio afeta pessoas de todas as idades, de todos os países e de todos os contextos. A nível mundial, prevê-se 20 tentativas de suicídio para cada uma morte. É a maior causa de morte entre as camadas mais jovens.
Ainda assim, os países dedicam menos de 2% dos seus budgets de saúde à saúde mental. Mas a preocupação aumentou. É preciso investir em saúde mental – é um grito de socorro. Maurizio Muscaritoli, professor de medicina, em Roma, Itália, assina um artigo sobre o impacto dos nutrientes no bem-estar e na saúde mental.
Refere que “um grande número de estudos estão a revelar que a dieta e a nutrição são críticas, não apenas para a composição corporal, mas também tem efeitos significativos no humor e no bem-estar mental”. A revisão do especialista resume alguns com conhecimentos como:
– A relação dos ácidos gordos ómega-3, vitamina E, magnésio e ácido fólico, e saúde mental, com efeitos benéficos no stress, distúrbios do sono, ansiedade, perturbações cognitivas ligeiras, bem como nos distúrbios neuropsiquiátricos.
“Os dados globais suportam o papel positivo dos nutrientes acima mencionados na preservação da função cerebral normal e do bem-estar mental, também através do controlo da neuro-inflamação”. Nunca foi tão relevante avaliar o impacto da nutrição na saúde mental. E descobrir que pequenas alterações podem fazer diferença vai originar mudança de hábitos de consumo.
Suplementos – Online é palavra de ordem
Os consumidores de suplementos nutricionais ou desportivos estão mais do que nunca online. E o perfil do comprador também estas mudanças de hábitos de hábitos de consumo. Na sequência do “novo normal” pós pandemia e tendo em conta as opções múltiplas e simples, os consumidores mais velhos também se transferiram para as lojas online. No ano 2020, por exemplo, as compras de suplementos online dobraram, comparando com o ano anterior (estudo NutraIngredients-USA). Mas há mais.
Além de aumentarem as suas compras online de suplementos, os consumidores estão a experimentar novos produtos e marcas. (O relatório da McKinsey & Company sobre “Práticas de Venda e Marketing – Compreender e moldar o comportamento do consumidor no novo normal”, refere que 75% dos consumidores experimentaram uma nova loja, marca, produto ou forma diferente de comprar, durante a pandemia.)
E a confiança, será que continua a ser uma barreira?
De acordo com estudos (exemplo: Ingredient Transparency Center), cerca de metade dos compradores estão “muito confortáveis” com a compra online de suplementos. A confiança e a qualidade vão continuar a influenciar a compra consciente.
Exercício – o último a saltar é um ovo podre!
O aumento dos alongamentos, abdominais ou corrida começou quando as portas dos ginásios fecharam. Parece um contrassenso. Mas é verdade. A preocupação com a saúde fez aumentar a prática de exercício físico. Estudos referem que quase 50% das pessoas passaram a treinar mais durante a pandemia. E embora tudo indique que o mau tempo já lá vai, o setor do fitness evoluiu para sempre. E adaptou-se às mudanças de hábitos de consumo.
Por exemplo, prevê-se que as pessoas mantenham as aulas virtuais, combinadas com as do ginásio. Também se prevê o aumento de treino com personal trainer para satisfazer a necessidade de exercício com objetivos específicos. O uso de tecnologia no desporto também veio para ficar. Há uma variedade de dispositivos no mercado que permitem medir o desempenho, queima de calorias, pressão arterial, etc. Além do ginásio em casa, com passadeiras e bicicletas estáticas.
Outra tendência mundial apontada pelos especialistas do fitness é o exercício outdoor em grupo. Não te esqueças de que uma corrida de 5 km pela cidade é também uma boa atividade social!
Vegan chegou e está a ganhar mercado!
Já não são hippies nem extremistas. As pessoas que optam por integrar alimentos de origem não animal na dieta são uma tendência crescente. À parte de estilo de vida ou dieta, vegan é uma tendência no mercado. As vendas de alimentos baseados em plantas (em 2021) cresceram três vezes mais rápido do que as vendas gerais dos alimentos, segundo o Good Food Institute. Isto comprova, mais uma vez, a mudança de hábitos de consumo.
Os produtos de proteína vegetal estão entre as opções vegan mais populares. E as questões ambientais (consumo de carne tem elevado impacto ambiental) não são as únicas razões. As proteínas à base de ervilha, por exemplo, são uma alternativa muito saudável às proteínas whey (fonte animal). Com uma grande percentagem em proteína, as ervilhas ajudam no controlo de peso e na saúde cardiovascular. Podem ainda ajudar a controlar o açúcar e a proteger os rins, sendo assim uma alternativa a considerar para quem apresenta problemas renais.
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