J C
Dificuldade em ganhar peso: Quem se acusa? | Artigos | GoldNutrition

A simple run on the treadmill can cause an injury, whether you are a more or less experienced exerciser. In this article, we will talk about the four most common gym injuries and how you can reduce the risks.

A dificuldade em ganhar peso pode dever-se a problemas de saúde. E não só. Damos-te algumas dicas com peso na balança.

Ganhar dois quilos pode ser tão difícil quanto perder. Por vezes, rodeados de tantas pessoas que lutam contra a balança e discutem dietas sem fim, esquecemo-nos disso. Ganhar peso também pode ser uma necessidade de saúde. E as razões que impedem acrescentar gramas são complexas. Ganhar peso é mais que uma equação simples: ingerir mais calorias do que aquelas que perdemos. Afinal de contas não é assim tão fácil. Porque cada corpo é único.

  1. Metabolismo: Com um metabolismo acelerado, por exemplo, o teu corpo processa mais energia, mesmo em repouso. Um metabolismo rápido dificulta o ganho de peso.
  2. Ectomorfos: Trata-se de um tipo de corpo, muito associado a modelos ou a basquetebolistas. Referimo-nos àquelas pessoas altas, esguias, geralmente com pouca massa gorda, pouco músculo e maior dificuldade em ganhar peso.
  3. Estilo de Vida: Com um estilo de vida extremamente ativo e uma profissão muito exigente pode ser mais complicado ganhar peso.
  4. Problemas de saúde: como Hipertiroidismo. Nas pessoas com este problema de saúde, a tiroide produz hormonas tiroideias em excesso. Estas hormonas ajudam a regular o organismo, logo, quando em excesso, aceleram muitas funções do corpo. O próprio metabolismo é afetado, o que leva a queimar mais calorias durante o dia.

Doenças inflamatórias do intestino também impedem o aumento de peso. Assim como a doença autoimune Diabetes tipo 1: em vez de usar a glucose como fonte de energia, o corpo pode usar o músculo, agravando assim o controlo de peso. Distúrbios alimentares como anorexia também justificam a necessidade de ganhar peso.

3 dicas para aumentares a tua massa corporal com saúde

Aumentar a massa corporal pode aumentar a imunidade, prevenir défices de nutrientes como ferro e outras complicações como problemas de pele e cabelo. Mas é um desafio exigente. A forma mais saudável de aumentares a tua massa corporal não é à custa de dietas extremamente calóricas. Nem de alimentos vazios em bons nutrientes. Espreita estas dicas de estilo de vida:

1. Alimentação

  • Procura integrar na tua dieta alimentos mais densos (calóricos) que possam ter valor nutricional. Porque o que conta não são apenas as calorias. Em vez de um bolo ao lanche, opta por abacate, queijo, nozes e outros frutos secos;
  • Faz várias e frequentes refeições ao dia;
  • Evita beber líquidos à refeição de forma a que não encham o estômago, reduzindo o apetite.

2. Exercício físico

O melhor exercício para aumento de massa muscular é geralmente o treino de força. Sugerimos-te um plano de treino que inclua os grandes grupos musculares:

  • Levantamento de pesos livres
  • Exercício com bandas de resistência
  • Exercícios funcionais, que usem o peso do próprio corpo: agachamentos e flexões
  • Exercícios em máquinas que trabalham vários grupos musculares. O Bench Press,
  • por exemplo, trabalha os peitorais (músculos do peito).

Os exercícios cardiovasculares são sempre um complemento importante, porque vão beneficiar e fortalecer o coração e sistema respiratório.

O descanso é fundamental quando estamos a construir músculo. Quando não há descanso (boa noite de sono também conta!), o músculo não tem tempo para se reparar. Deixa de haver progressão no treino, até pelo aumento do risco de lesões.
Com ou sem ajuda personalizada no teu treino, lembra-te que a consistência e o longo prazo são fundamentais para alcançares os objetivos!

3. Suplementação para quem tem dificuldade em ganhar peso

Existem suplementos, como batidos, desenvolvidos especificamente para aumento da massa muscular. É o caso do Supreme Gainers, indicado para quem tem dificuldade em ganhar peso. E ajuda a aumentar a massa muscular, graças à fórmula combinada de proteínas de absorção rápida e absorção lenta (caseínas) ricas em BCAA. Os BCAA são aminoácidos muito importantes na construção e recuperação do músculo.

O Supreme Gainers tem mais uma particularidade. Tem proteínas obtidas, exclusivamente, a partir do soro do leite, ou seja, com uma composição muito semelhante ao músculo humano. Este tipo de proteínas, além de facilitarem a digestão, são as mais eficazes na manutenção do tecido muscular. Evitam a degradação do músculo no pós-treino.

Se procuras ganhar mais massa muscular e mais força, o Supreme Gainers pode ser um ótimo “companheiro” no teu treino!

Dificuldade em ganhar peso e massa muscular? Estás a precisar de conhecer o nosso Supreme Gainers!

Voltar para o blogue