J C
Curcumina, minha querida especiaria

Una simple carrera en la cinta de correr puede provocar una lesión, tanto si eres un deportista más o menos experimentado. En este artículo hablaremos de las cuatro lesiones más frecuentes en el gimnasio y de cómo puedes reducir los riesgos.

Curcumina é uma poderosa substância que existe na raiz da Curcuma longa, uma planta também conhecida como açafrão-da-Índia. Há muitos anos que a Curcuma longa é usada, nomeadamente em países asiáticos. A curcuma tem sido reconhecida enquanto erva medicinal pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e anticancerígenas.

Mais recentemente, a comunidade científica decidiu explorar os seus componentes ativos e perceber melhor como é que atua no nosso organismo esta “prima” do gengibre. E assim se evidenciou a curcumina. A curcumina (curcuma) já fazia as honras da mesa na Índia, pelo sabor picante e ácido. Para os japoneses, é um ótimo chá. Na China, um corante. Nos Estados Unidos, os curcuminoides foram aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) como seguros (“Generally Recognized As Safe”). E a ciência tem vindo a acrescentar outras qualificações à lista. Toma nota.

1. Antioxidante

Grande parte dos benefícios atribuídos à curcumina devem-se ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório. Esta especiaria consegue destruir diferentes formas de radicais livres e assim combater o stress oxidativo. O stress oxidativo está associado ao exercício intenso e a várias doenças – refere-se ao estado de desequilíbrio em que o nosso corpo entra, quando os antioxidantes não são suficientemente fortes para eliminar os radicais livres (moléculas que, em excesso no organismo, são prejudiciais).

2. Anti-inflamatório

Sabe-se que as células inflamatórias libertam substâncias que conduzem ao stress oxidativo. Como se costuma dizer, um mal nunca vem só, e estes costumam andar lado a lado. A inflamação tem sido associada ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, doença cardiovascular, doença inflamatória intestinal, síndrome metabólico, obesidade, asma, diabetes, cancro, entre outras.

A curcumina tem mostrado combater a inflamação.

Curcumina e Artrite

Embora seja uma doença degenerativa, a artrite tem aspetos inflamatórios. Existem estudos que demostram o efeito benéfico (na melhoria da dor e da função física) da curcumina em doentes com osteoartrite e artrite reumatoide.

3. Recuperação no exercício

A curcumina pode ajudar a controlar a inflamação decorrente do exercício físico e das dores musculares. Parece que funciona como um anestésico. Pode por esse motivo ser muito útil na recuperação, após o treino.

Não há bela sem senão
Suplementação: todas as curcuminas são iguais?

Não. O consumo de curcumina, por si só, não é garantia dos benefícios associados à saúde: efeitos antioxidante e anti-inflamatório. Isto devido à baixa biodisponibilidade deste ingrediente; ou seja, devido à sua má absorção pelo organismo. Existem, contudo, vários componentes e fórmulas que podem aumentar a biodisponibilidade. Como acontece com a Kyolic® Curcumin Fórmula 111.

Saiba escolher: o que é que o Kyolic® Curcumin Fórmula 111 tem?

  • Tem um ingrediente patenteado (Meriva® Turmeric Complex) que combina curcumina com fosfolípidos, uma mistura que permite uma maior absorção e biodisponibilidade da curcumina. O Meriva® Turmeric Complex faz com que os curcuminoides tenham uma biodisponibilidade 30 vezes superior!
  • Tem Extrato de Alho Envelhecido™, ingrediente estudado na proteção do sistema cardiovascular, que ajuda a reduzir fatores de risco para a aterosclerose: diminuição da formação de placa nas artérias coronárias, controlo da pressão arterial, redução do stress oxidativo.

Não te esqueças: de que vale consumir um produto (por mais compostos saudáveis que tenha!) se não é absorvido pelo organismo?

A qualidade importa! Agora que já sabes escolher um suplemento eficaz de curcumina, espreita aqui o Kyolic® Curcumin Fórmula 111!

Regresar al blog