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Como Emagrecer em 5 Passos

Basicamente quando nos referimos a emagrecimento e definição muscular, estamos a referir-nos à mesma coisa, ou seja perder gordura que envolve os nossos músculos, “escondendo-os”. Por norma as senhoras gostam mais da palavra emagrecimento e os homens, que praticam ginásio especialmente, usam mais o termo definição muscular.

Vamos então passar as estratégias para conseguires os melhores resultados, tendo sempre como base que fórmulas mágicas e milagres não existem!

1 – Visitar o teu Médico

Para além do objectivo estético todos almejamos saúde por isso nada melhor que começar o ano da melhor forma indo ao médico fazer umas análises e um check-up geral para confirmares que está tudo bem com a tua saúde antes de começares o teu plano, até porque por vezes a dificuldade em perder gordura pode estar ligada a algum problema de saúde como o hipotiroidismo entre outros.

Lembra-te que a medicina preventiva é uma forma muito poderosa de te manteres saudável!

2 – Alimentação

Será um dos factores mais importantes quando queremos diminuir a nossa percentagem de gordura corporal. Existem várias dietas mas uma coisa é certa, por norma se queres perder gordura terás de ter um balanço calórico negativo durante um período de tempo que varia de pessoa para pessoa, caso contrário essa mesma gordura não será utilizada como substrato energético.

Claro que para além do balanço calórico conta o tipo de alimentos (nutrientes) que comes, e a hora a que os comes para atingires os teus resultados. Os alimentos tem acções diferentes no nosso organismo, quer no estimula insulínico, glicémico, muscular, e cerebral e essa mesma acção varia de pessoa para pessoa. Por outra parte a hora a que comes é muito importante, pois o nosso relógio biológico faz com que estejamos mais aptos a ingerir alimentos em determinadas horas sendo que a distribuição calórica ao longo do dia deve ter o mesmo em conta.

Por todas estas razões nada melhor que procurares um nutricionista que te faça uma dieta individualizada e possivelmente uma reeducação alimentar, porque para além de emagrecer a saúde será a tua principal prioridade.

3- Actividade Física

A combinação da dieta com a actividade física talvez seja a ferramenta mais poderosa na busca deste teu objectivo.

O Exercício físico para além de utilizar os nutrientes como substrato energético – gorduras e hidratos de carbono- estimula o teu sistema hormonal que para além de potenciarem a perda de gordura, tonificam os teus músculos e aumentam o teu gasto energético mesmo em repouso. Por outra parte a produção de alguns neurotransmissores vão ajudar-te a ter mais força mental e determinação durante este processo.

Podes optar por actividades de endurance (corrida de estrada, trail, triatlo, ciclismo, provas de obstáculos, natação etc.) ou de força/resistência (Ginásio, crossfit, calisténicos, desportos de combate etc.) ou treino intervalado de alta intensidade (HIIT). Enquanto nas em endurance, por norma consomes mais gordura durante a actividade física, nas actividades de força/ resistência ou treino de alta intensidade consomes também energia nas horas seguintes a realização da atividade através do efeito EPOC – Excess post-exercise oxygen consumption. Se combinares endurance com uma das outras actividades poderás maximizar os teus resultados.

E já que estamos a falar em saúde que tal aliar também a saúde do nosso planeta? Já pensaste em andar/passear mais a pé, subir mais escadas, andar mais de bicicleta ou outro meio ecológico?

4 – Suplementação

Os suplementos alimentares, como o nome indicam vão suplementar a tua dieta, e podem ser uma boa ajuda nesta fase, em baixo falamos dos principais:

CLA

Um mobilizador de gordura que no fundo facilita o transporte da gordura do para os músculos onde serão transformados em energia. Por outro lado inibe a diferenciação de células gordas em células gordas maduras. É importante que uses um CLA patenteado que garante a mesma proporção dos seus isómeros activos para obter o efeito que pretendes.

L –Carnitina

Se treinares, a l-carnitina vai ajudar o teu corpo a utilizar gorduras em detrimento de glicogénio bem como a oxigenar melhor os teus músculos.

Termogénicos

Suplementos em norma à base de cafeina e outras plantas que te ajudam a aumentar o gasto energético mesmo em repouso, bem como a repor os oligoelementos eu a tua tiróide necessita. Dão-te também ias energia para o teu dia.

5- Estilo de vida e sono

Um dos factores que cada vez mais está documentado como podendo ser prejudicial à saúde é o stress. Algumas das respostas fisiológicas do aumento do mesmo são a produção de cortisol, a insulino resistência, a inflamação e destruição muscular, que podem contribuir para um aumento da deposição da gordura, especialmente na zona abdominal. É importante tentar ter um estilo de vida mais tranquilo e moderar o stress, isto pode implicar algumas mudanças de hábitos; já experimentou meditar?

O sono mais uma vez desempenha um papel muito importante durante o processo de definição, não só porque é um período onde são libertadas maioritariamente a hormona de crescimento e a testosterona, mas porque melhora vários parâmetros metabólicos que podem facilitar o processo de emagrecimento.

Agora falta o principal, dá o primeiro passo e inicia este projecto de forma determinada!

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Miguel Casimiro
Product Manager | Nutrição desportiva
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