Com seu clima ameno e 3000 horas de sol por ano, Portugal tem sido o destino perfeito para férias em família, integrando as séries do IRONMAN 70.3 Cascais. Com mais de 650 anos de história, está apenas a 20 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Lisboa, localizado entre Sintra e Oeiras. Os atletas vão usufruir do melhor que Cascais tem para oferecer, começando a prova com um percurso de apenas uma volta de natação de 1900 metros em frente à Fortaleza de Cascais, na mais bela baía de Portugal.

O percurso de ciclismo percorre toda a Avenida Marginal, passando por Oeiras, sempre ao lado do Oceano e com vistas extraordinárias até Alcântara. De regresso, o atleta depara-se com um deslumbrante cenário natural nas florestas de Sintra – Património Mundial da UNESCO. A entrada em Cascais percorre toda a estrada do Guincho “onde a terra acaba e o mar começa”, completando uma extraordinária volta de 90,1 km. As duas voltas de 21,1 km do percurso de corrida atravessam a Vila de Cascais, entrando na Marginal e e regressando à baía de Cascais, a inspiração perfeita para terminar o IRONMAN 70.3 Cascais Portugal. Correndo entre Cascais, Estoril e S. Pedro, os atletas serão refrescados pela brisa do mar e aplaudidos por espectadores que emolduram um cenário de sonho.

A nossa equipa GoldNutrition vai mais uma vez mostrar as suas cores e participar na Prova de Estafeta, onde estarão presentes na natação o triatleta Luis Lopes, o nosso já conhecido e ex ciclista profissional Vitor Gamito e o nosso atleta de Trail Nelson Graça.

Vamos também estar presentes na Expo IRONMAN amanhã dia 27 de setembro das 16h00 às 20h00, 6ª Feira 28 e Sábado 29 das 9h00 às 19h00 e Domingo 30 das 9h às 17h!

Para o evento a GoldNutrition criou um bidão personalizado IRONMAN 70.3 para os participantes.

Suplementação

Se és um atleta que deseja melhorar seu desempenho físico numa prova como o IRONMAN ou outro evento de resistência, deverás ter em conta todo o tipo de fontes de energia com os quais alimentas o teu corpo, incluindo suplementação.

A pergunta que fica no ar é o que tomar e quando tomar, especialmente quando se trata de provas longas e exigentes como o triatlo.

Toma Proteína, mas não em demasia

A proteína é o bloco de construção base dos nossos músculos e é um dos suplementos que diversos triatletas consomem.

No entanto, de acordo com a American College of Sports Medicine o consumo para triatletas é de 1.2 a 1.7 gramas para cada quilo de peso corporal. Triatletas não são fisiculturistas, de modo que então não necessitam de um grande consumo proteico.

O melhor momento para tomar proteína seria após o treino ou prova, para reparar as fibras musculares danificadas.

BCAA – Aminoácidos de cadeia ramificada

Conhecidos também como Leucina, Isoleucina e Valina,estes aminoácidos são um importante suplemento de resistência para triatletas. Eles são os blocos de construção de proteínas, mas seu corpo não pode produzi-los, daí a definição de aminoácidos essenciais

Estudos mostram que eles ajudam na recuperação, combatendo a acumulação de ácido láctico e sinais de fadiga.

Podes tomar BCAA antes, durante ou após a actividade física.

Géis energéticos

Todos os géis de energia têm o mesmo propósito: ajudar-te a manter os níveis de energia durante a prova ou treino.

Estes géis estão carregados de hidratos de carbono, o que te vai ajudar a gerir o esforço e o dispêndio energético ao longo da prova. Alguns para além dos hidratos, contêm cafeína por exemplo para um impulso mental extra, o que pode ser muito bem-vindo nos últimos estágios da prova, ou BCAA para ajudar a retardar a fadiga física.

O conselho geral é consumir o teu primeiro gel nos 45 a 60 minutos de actividade física prolongada, e depois tomá-lo a cada 45 minutos, de preferência antes de começares a sentir o esforço e a fadiga a instalar-se.

Bebidas Isotónicas

O facto de transpirarmos muito neste tipo de actividade física, pode levar à perda de minerais importantes, desidratação e insolação. As bebidas isotónicas substituem esses nutrientes e fluidos rapidamente.

Estas bebidas contêm hidratos de carbono e electrólitos que ajudam hidratar o atleta durante a prova. À semelhança dos géis, algumas bebidas isotónicas podem conter por exemplo BCAA.

Barras Energéticas

Barras energéticas podem ser uma óptima alternativa para quem não é fã de géis. As barras energéticas à semelhança dos géis, estão carregadinhas de hidratos de carbono alguma proteína, e podem ser consumidas antes, durante e após a actividade física.

Certas barras podem conter mais ingredientes do que meramente hidratos e proteína, podem conter taurina e cafeína por exemplo, o que te ajudará a manter os níveis de alerta.

Bottom line

Tens à tua disposição uma variedade de suplementos que te podem ajudar, contudo isto não significa que os tenhas de tomar a todos. Cada corpo reage de uma determinada maneira, e o que funciona para um atleta em termos de suplementação, pode não ser necessariamente o mesmo para outro.

Em caso de dúvida, consulta aqui o nosso guia nutricional para IRONMAN 70.3!

Boa prova!

Sabe mais sobre o programa do evento na sua página oficial!

Bidão GoldNutrition - edição exclusiva IronMan 2018
Equipa GoldNutrition
Produtos disponíveis para venda no recinto da feira