Como Foco e Concentração melhoram a performance desportiva
Foco e Concentração estão certamente entre as palavras mais pronunciadas por treinadores e outros especialistas em performance. No desporto e na vida em geral, fica difícil concluir tarefas quando há falhas de Foco e Concentração. O foco é o ponto central da atenção. E a concentração, a capacidade de agir com foco. Uma palavra alimenta a outra e ambas podem ser decisivas na linha da meta. Ter foco e concentração é meio caminho andado para atingir os objetivos planeados e desejados.
Mas a verdade é que nem sempre é fácil estarmos focados e concentrados nos eventos competitivos. Os atletas mais experientes estão em vantagem, uma vez que treinam (ou deveriam treinar) com regularidade estas técnicas. Contudo, apesar de haver evidências de que melhoram os resultados desportivos, correr com foco e concentração não é fácil para todos.
As distrações são fortes
Estamos permanentemente expostos a imensas variáveis que nos desviam dos nossos objetivos.
Exemplos de Distrações internas
– Será que os meus adversários estão em melhor forma?
– Quais serão os planos deles?
– Estou com receio de não conseguir
Exemplos de Distrações externas
– Clima e características do terreno da prova
– Barulho das pessoas que assistem à prova
Antes de mais, importa identificar o que mais te desconcentra. Para determinar as melhores formas e técnicas de foco e concentração que podem combater esses estímulos. Porque enquanto estás “distraído” a pensar na prestação do teu colega, esqueces-te inclusive da postura que deves manter para um melhor desempenho.
Foco na Postura
A postura é a forma como transportamos todo o corpo. Logo, afeta a performance de qualquer atleta, seja de competição ou iniciante. A verdade é que são frequentemente detetados alguns desvios posturais. Entre os mais prevalentes, a postura anterior da cabeça. Está relacionada com a má postura prolongada e provoca dor de cabeça, dor e limitação do movimento cervical e distúrbios músculos esqueléticos.
Manter o foco na boa postura é uma medida de saúde, e também muito útil no desporto. Quando nos concentramos na boa postura estamos a reduzir a possibilidade de lesões.
Cada modalidade tem as suas “posturas”. Na corrida, por exemplo, determinadas dicas ajudam a correr de forma mais eficiente:
-
Manter as costas direitas e os ombros relaxados. Não inclinar para trás.
-
Deixar que os braços balancem para frente e para trás, ao lado do corpo, mantendo o tronco estável.
-
Não balançar os braços descontroladamente para se empurrar para frente. Não cerrar os punhos na corrida – medidas que evitam desperdiçar energia em movimentos corporais desnecessários e contraproducentes.
-
Deixar os pés leves ao pousar no chão. Em cada passada, alternar entre o calcanhar e o medio-pé, depois role-o em direção aos dedos dos pés enquanto pisa com o outro pé. Para força adicional, um empurrão extra com os dedos dos pés ao impulsionar-se para a frente.
-
Manter todo o corpo relaxado, principalmente os músculos que não estão diretamente envolvidos na corrida.
Palavras positivas: se te focares em pensamentos como “vou conseguir”, “vou resistir”, depressa serão substituídos pelas ideias mais negativas e pessimistas.
Respiração: a inspiração e expiração, executadas de forma tranquila, têm o efeito de acalmar a mente e melhorar a concentração. Experimenta expirar e imaginar libertar todas as distrações.
Controlo visual: foca a tua atenção na corrida e na meta.
Presente: não sofras por antecipação. E se eu tropeçar ou sofrer uma lesão? Será que o meu colega vai correr mais rápido? Foca-te no presente, naquilo que está a acontecer. E não naquilo que poderia acontecer.
Suplementação: existem suplementos que podem promover a tua concentração e foco no treino. GABA ou Magnésio são apenas alguns dos exemplos. Equaciona incluí-los no teu plano nutricional!
Novo Focus
Agora podes também contar com a ajuda do novo Focus. Trata-se de uma fórmula inovadora, com Neumentix®, um ingrediente natural patenteado, especialmente pensada para melhorar diversos aspetos relacionados com a função cognitiva, como o tempo de reação, a capacidade de foco e a atenção.
Agora que estás bem focado e concentrado, que tal subscreveres a nossa Newsletter? Fica a saber tudo para melhorares a tua performance!