Proteína vegetal ajuda a ganhar massa muscular?
A proteína vegetal é ótima para ganhar massa muscular! Tão boa ou melhor que outras fontes de proteína (caso da fonte animal). Vamos acabar com o tabu!
Mas como é que a proteína vegetal pode ser a tua solução para ganhar mais massa muscular? Como sabemos, quando o músculo faz determinados esforços, verifica-se um ganho de massa muscular. Porque é que isto acontece? A hipertrofia (aumento) do músculo acontece porque as proteínas assim o proporcionam. Estão nos bastidores, a trabalhar para o músculo.
As proteínas contêm aminoácidos. E após a realização de exercício, nomeadamente treino de força e resistência, os aminoácidos tendem a acumular-se nas células musculares. É esta acumulação que cria o ambiente favorável para a síntese de proteína e ganho de massa muscular. Mas nem sempre basta. Depende do teu objetivo.
Para maximizar o ganho de massa muscular, é preciso fazer modificações nutricionais. Os estudos comprovam que a suplementação com proteína vai potenciar os efeitos do treino, ou seja, aumentar o ganho de massa muscular. A suplementação desempenha aqui um papel fundamental. Mas, atenção, o tipo de proteína bem como a composição de aminoácidos, vai interferir no sucesso do ganho de massa muscular.
Proteína vegetal versus proteína whey
Proteína Vegetal é uma boa opção para ganhar massa muscular?
A Proteína vegetal é considerada uma boa alternativa à proteína animal, por vários motivos:
Ambiente
A proteína animal depende da criação de animais, o que tem um grande impacto no ambiente. Um estudo da revista Science indica que, por grama de proteína, a carne bovina, por exemplo, tem um impacto ambiental 113 vezes maior do que o da ervilha. Em Portugal, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, 43% do metano emitido provém da agropecuária. Convém recordar que o metano é o principal responsável pela formação de ozono ao nível do solo.
Intolerância à lactose
Estima-se que, aproximadamente 70% da população sofra de hipolactasia ou intolerância à lactose. A lactose é o açúcar do leite animal. Muitas pessoas com intolerância podem consumir lactose e não desenvolver sintomas. Outras acusam os sintomas: dor abdominal, inchaço, flatulência, diarreia. A proteína vegetal é assim uma alternativa à proteína animal.
Ganho de massa muscular
Os efeitos da suplementação com proteína no ganho de massa muscular dependem da composição e do tipo de proteína/suplemento. Estudos indicam que apenas os aminoácidos essenciais podem estimular a produção de proteína muscular. Não te esqueças de que o corpo não consegue produzir aminoácidos essenciais, pelo que têm que ser repostos pela dieta ou suplementação.
Uma proteína completa com aminoácidos essenciais é uma excelente aliada do ganho de massa muscular. É o caso da proteína de ervilha, rica em aminoácidos essenciais. Um estudo (Journal of the International Society of Sports Nutrition) comparou os resultados da suplementação com proteína vegetal (ervilha), proteína whey e placebo.
Conclusão: juntamente com um plano de treino adequado, a suplementação com proteína de ervilha promoveu maiores ganhos de massa muscular.
pH do organismo
O nosso corpo está exposto, pela dieta e ambiente, a variações do pH. Tanto o desequilíbrio ácido quanto o alcalino são prejudiciais. E a dieta típica ocidental não ajuda. A sua carga ácida está associada a problemas como osteoporose, obesidade e doença cardiovascular. A proteína vegetal pode aumentar a alcalinidade e ajudar ao equilíbrio.
Se queres ganhar massa muscular, temos que te apresentar a V-Protein, disponível em versão de 720g e 240g. É a proteína de ervilha que te assegura maximização de resultados!