4 Lesões mais comuns no ginásio: Como evitá-las e cuidar delas
Uma simples corrida na passadeira pode provocar uma lesão, quer sejas um praticante mais ou menos experiente. Neste artigo falamos-te das quatro lesões mais comuns no ginásio e de como é possível reduzir os riscos.
1. Lesões musculares
Ocorrem após uma pancada ou quando o músculo é esticado além da sua capacidade. Geralmente, decorre de um movimento rápido e intenso. As lesões têm três níveis de gravidade. Ligeiras, com inchaço; moderadas, com hematoma; e quando o hematoma é mais severo e a dor aumenta, a lesão pode ser classificada em grau 3.
Estas lesões são por exemplo comuns no levantamento de pesos.
2. Entorses articulares
Uma entorse é uma lesão nos ligamentos, ou seja, nos tecidos que ligam os ossos uns aos outros. Acontecem quando há um movimento desfavorável ou quando existe uma sobrecarga de peso. Nas entorses, é excedida a amplitude do movimento natural de uma determinada articulação. Por motivos vários: queda ou outros movimentos que provocam a desestabilização da articulação. Dor, edema e amplitude limitada do movimento da articulação são sintomas de entorses articulares. As entorses ocorrem em qualquer articulação do corpo que tenha ligamentos. Nomeadamente: Tornozelo (quando há rotação súbita do pé – o movimento de torção pode levar a uma entorse); joelho, cotovelo.
3. Lesão/Dores de costas
Também conhecida como lombalgia, a dor lombar está relacionada com a sobrecarga da coluna. Uma postura incorreta ao executar uma “simples” sequência de abdominais pode causar dores ou lesões nas costas. Assim acontece também com o levantamento de pesos, quando a coluna está em hiperextensão. A hiperextensão da coluna deixa-a numa posição vulnerável e propensa a riscos. O agachamento com barra nas costas é mais um exercício popular no ginásio, para treinar pernas e glúteos. Contudo, a carga sobre a coluna vertebral pode causar compressão nos discos intervertebrais.
Na área lombar, as regiões mais afetadas são os músculos e ligamentos. Hérnia e fraturas são lesões mais graves.
4. Tendinite
Trata-se de uma inflamação dos tendões. Os tendões são estruturas fibrosas que ligam os músculos aos ossos. Quando expostos a stress excessivo – movimentos intensos e repetidos – podem inflamar e causar dor. Afeta geralmente os ombros, joelhos, cotovelos, o punho e o chamado tendão de Aquiles. O movimento repetitivo e intenso do ombro na natação, por exemplo, pode causar tendinite no ombro. A natação exige uma contração muscular constante e implica centenas de movimentos repetitivos. A dor no ombro é uma lesão comum.
Conselhos de prevenção
Agora que já conheces as lesões mais comuns no ginásio temos algumas dicas para que evites correr riscos e não deitares tudo a perder:
– Realizar alongamento e aquecimento antes do treino: bicicleta, saltar à corda são movimentos que vão aumentar gradualmente a tua frequência cardíaca e preparar os músculos e ligamentos para o treino.
– Começar devagar: no início de um novo programa de treino, começa devagar e aumenta a intensidade, a frequência e a duração, gradualmente.
– Boa execução: um personal trainer pode ajudar na boa execução dos movimentos. A boa postura é fundamental no treino.
– Descanso: evita o treino em excesso. O descanso faz parte do programa de treino porque permite reparar os músculos.
– Equipamento adequado e ajustado à atividade de ginásio.
– Exercícios de fortalecimento: realiza exercícios para melhorar a mobilidade da coluna, anca, ombros, e fortalecer o core. A ponte é um movimento de Pilates muito útil. Assim como o Roll Up.
– Cross-training: inclui variações no teu plano de treino. Não insistas apenas nas pernas ou nos braços. Os mesmos movimentos, as mesmas séries nos mesmos grupos musculares aumentam o risco de lesão.
– Conhecer os limites: Não faças exercícios contraindicados à tua condição de saúde/física. Não faças exercícios que provoquem dor.
– Hidratação: O consumo de água e bebidas com sódio, potássio e magnésio ajudam a combater a inflamação e dor muscular.
– Alimentação equilibrada, variada e ajustada às necessidades do teu treino
– Ouvir o corpo: se tens dor, é mau sinal. Pode ser já sinal de lesão. Não avances no treino e avalia.
E uma dica de ouro:
Muscle Repair pode reduzir os sintomas de lesões musculares, graças a uma combinação de extratos de plantas medicinais, enzimas, vitaminas e minerais. Contém também Bromelaína, uma enzima com propriedades anti-inflamatórias, usada para diminuir a dor e o edema, e também como relaxante muscular. E ainda vitamina C que contribui para a formação do colagénio, promovendo a resistência da cartilagem, ossos e tecido conjuntivo. Vai-te ajudar a:
– Recuperar de lesões musculares
– Diminuir a dor e da inflamação;
– Recuperar de tendões e cartilagens;
– Cicatrização muscular;
Descobre aqui os melhores aliados do teu treino. Mantém-te longe das lesões mais comuns no ginásio! O teu corpo agradece!