5 boas razões para mudares periodicamente o teu plano de treino
Tiago Osório2023-07-11T15:22:05+01:00Mudar periodicamente o teu plano de treino é sinónimo de desafio. Se está bom como está, muda que pode ficar ainda melhor!
1. Maior adesão. Ninguém desiste!
O estudo foi publicado no Journal of Sport Behavior, após ser apresentado no encontro anual da Associação Americana de Psicologia (ano 2000). Homens e mulheres, ao todo 114, foram divididos em três grupos. Um grupo inseriu exercícios variados no plano de treino. Um outro manteve o mesmo plano. E um terceiro não obedeceu a quaisquer horários ou regras. No final do estudo, analisaram-se as conclusões: os participantes do 1º grupo gostaram das suas aulas, 20% mais do que os membros do 2º grupo e 45% mais do que os do 3º grupo. A variedade contribuiu para uma maior adesão, segundo os investigadores. O estudo da Universidade da Florida, EUA, “veio confirmar o que muitos já defendiam”, de acordo com a responsável da pesquisa, Christine Spain. Christine, na altura, encarregue de estudos para o Council on Physical Fitness and Sports, considera que, no treino, mudar ajuda a não desistir.
2. Subir de nível: Tu consegues ir mais longe!
Há quem goste de rotinas e da previsibilidade dos treinos. Mas a maioria dos praticantes ou atletas gosta de testar os limites. Se um dia corres 1 km, na semana seguinte, é normal que experimentes correr 1,5 km. Aumentar a intensidade dos treinos também é uma forma de inserir variedade. Quando caminhas ou corres, podes sempre adicionar sessões de sprints ou cross training. Ou podes inverter as sequências do teu treino habitual. Em vez de começares por um exercício de resistência, como a corrida, inicias a sessão a subir as escadas. Faz sentido? Ao submeteres os músculos a um novo padrão de treino, estás a estimulá-los. É fisicamente mais estimulante e desafiante. Mas a nível mental também!
3. Mais prazer: Mais do mesmo é tão aborrecido!
No desporto, uma das razões que leva à desistência é o aborrecimento. É a principal desculpa para não treinar! Ao mudares periodicamente o teu plano de treino, vais estar a introduzir uma novidade. E as novas experiências de treino aumentam a motivação e o divertimento. Quando contas os minutos para terminar a corrida na passadeira, é mau sinal.
Experimenta outras máquinas no teu ginásio ou opta pela corrida outdoor. Muda de ambiente, passa a treinar a uma diferente hora do dia. Estudos científicos mostram que as novas experiências podem ativar centros de prazer no cérebro.
4. O cérebro agradece
Se estás a adorar o teu plano de treino e os resultados, muda! Como assim? O teu cérebro precisa de ser estimulado. O treino, por si só, vai ajudar a manter o cérebro em forma. Mas quando mudas e aprendes novos movimentos ou atividades, os teus neurónios são desafiados. O número de conexões neurais aumenta, o que vai aguçar a memória.
A dopamina (neurotransmissor ligado à sensação de prazer) também aumenta quando somos estimulados com novidades! De duas em duas ou quatro em quatro semanas, experimenta mudar o teu plano de treino.
5. Mudar o plano de treino = menos lesões
Quando submetemos o corpo de forma repetida aos mesmos movimentos, as lesões acontecem. É o que pode acontecer quando apenas jogamos ténis, só corremos ou só executamos abdominais. Por outro lado, ao mudarmos periodicamente o plano de treino e misturar atividades, vamos dar a oportunidade de os músculos mais cansados recuperarem.
Queres ler e aprender mais sobre exercício físico? Subscreve a nossa newsletter e atualiza os teus conhecimentos.