6 Boas Razões para apostar no Treino Outdoor
O bom tempo é um pretexto para te lembrares que a relva, a praia e até uma mesa de piquenique são ótimos aliados de um treino outdoor.
1. O Treino Outdoor desafia o teu corpo.
Enquanto que no ginásio, já sabes mais ou menos com o que contas a nível de temperatura (regulada pelo ar condicionado) e movimentos executados nas máquinas, no treino outdoor a conversa é outra. O AccuWeather até pode dar uma ajuda nas previsões, mas São Pedro gosta de pregar partidas. O facto de o clima estar em permanente mudança – sol, vento – é um desafio adicional para o corpo. Qualquer que seja a atividade ao ar livre, a “passadeira” também nunca é a mesma. Tem mais ou menos inclinações, obstáculos, forças que obrigam o teu corpo a adaptar-se e a trabalhar cada vez mais.
2. O Treino Outdoor pode queimar mais calorias
Pode ser uma possibilidade. O corpo precisa de gastar energia extra para manter a estabilidade em ambientes instáveis, a nível de clima e de terreno.
Há inclusive estudos que sugerem que, quando o corpo precisa de ajustar-se a diferentes temperaturas, pode dar lugar a alterações no metabolismo que aceleram a queima de gordura.
3. O Treino Outdoor trabalha muitos músculos
Os estudos não mostram diferenças biomecânicas (corpo) entre a corrida indoor e outdoor. Há sempre quem prefira uma opção e outra. Ambas têm vantagens e desvantagens. Correr ao ar livre, por exemplo, pode aproximar-se mais da marcha natural. Especialistas referem que quem corre na passadeira pode ter tendência a encurtar o passo. É possível ainda que se ativem mais músculos no treino outdoor, pois o pé precisa de “agarrar” o solo e voltar a impulsionar. Tudo isto, contornando pessoas, árvores e obstáculos que vão fortalecer o corpo e prepará-lo para futuras lesões.
4. Treinar ao ar livre é antidepressivo
Treinar ao ar livre tem sido associado à saúde mental e à promoção do bom humor. Parte deste benefício é devido à Vitamina D. A exposição à luz solar aumenta os níveis de serotonina (no corpo), a chamada “hormona da felicidade”. A juntar às endorfinas, substâncias químicas ligadas à sensação de prazer, que são libertadas com a prática desportiva.
É preciso proteger a pele da radiação solar, é um facto. Mas atualmente, existem estudos que sugerem um mínimo de exposição solar, sem uso de protetor, para estimular a produção de vitamina D. Convém não esquecer os recentes dados: 60% da população portuguesa apresenta níveis de vitamina D muito baixos. (A vitamina D está associada ao bom funcionamento do sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso, sendo importante na prevenção e combate de várias doenças). É por isso que a suplementação é uma alternativa importante.
5. Treinar ao ar livre estimula a tua criatividade
Em bicicleta, há vários percursos cicláveis de norte a sul. O Turismo do Centro convida-nos a conhecer o país em duas rodas. A Federação de Montanhismo Escalada partilha as zonas para a prática, sem esquecer os alertas para ninhos de falcões. Também há passeios ribeirinhos para treinar com ar puro. Ou equipamentos de fitness municipais rodeados de zonas verdes e onde é possível encontrar aparelhos de musculação, pesos halteres. Mas a verdade é que basta uma mesa de piquenique. Usando o peso do corpo e o apoio da mesa, pode fazer flexões (corpo inclinado) ou abdominais oblíquos (corpo inclinado sobre a mesa em prancha, elevar lateralmente os joelhos na direção dos cotovelos).
6. O Treino Outdoor é acessível
É para todos. Treinar ao ar livre não significa, contudo, “livre” de cuidados.
Além do equipamento adequado às condições climatéricas e dos sapatos ajustados ao terreno, deves responder às necessidades do teu treino. Antes de um treino mais exigente, uma Extreme Bar ou a L-Carnitine pode fornecer-te a energia extra que precisas, prevenindo a fadiga muscular. O Treino Outdoor é para todos aqueles que colocam a segurança em primeiro lugar.
Ouve o teu corpo e tira o melhor partido dos benefícios do treino ao ar livre.
Os melhores artigos de treino e nutrição estão à distância de um clique. Subscreve já a nossa Newsletter.