Ciclos de suplementação: sabes quando é necessário parar?
Tiago Osório2023-12-05T12:46:50+00:00Os ciclos de suplementação podem trazer equilíbrio ao corpo. No entanto, nem todos os suplementos são de toma prolongada, pelo que é importante conhecer as limitações.
Precisas de tomar suplementos o ano inteiro?
Depende. Depende do suplemento e depende do motivo pelo qual o tomas. Existem suplementos que são consumidos, por exemplo, para reforçar as defesas em determinadas alturas do ano. O que justificará a toma num prazo limitado.
Depois os ciclos de suplementação também podem depender do teu estilo vida, da forma como te sentes e também do que te indicam os exames/análises.
Existem suplementos que farão parte da tua rotina diária. E existem suplementos que deverão ser otimizados e consumidos quando necessário.
Duas razões para tomares suplementos em ciclos?
Imagina o exemplo da cafeína. Chegas a uma altura em que o teu corpo se habitou à cafeína e esta deixa de produzir o mesmo efeito. Muitas vezes, os ciclos de suplementação são recomendados por esta mesma razão.
A segunda boa razão tem a ver com necessidades. Os suplementos destinam-se a apoiar determinadas situações/carências em determinadas populações e fases de vida. Uma vez suprimidas as necessidades, não faz sentido prolongar o ciclo de suplementação. Como exemplo, os suplementos que promovem a perda de peso.
O melhor indicador para suspender ou prolongar a toma está nos exames/valores – o acompanhamento nutricional permite verificar como está o corpo a reagir a determinado produto.
Que suplementos não precisam de ciclos?
A dieta não fornece atualmente os nutrientes essenciais e em doses ideais para a saúde. Os solos estão empobrecidos, o que dá origem a alimentos com menor qualidade nutricional. O uso de fertilizantes e químicos, bem como as práticas agrícolas, têm diminuído os nutrientes no solo.
Estudos mostram que as frutas e os vegetais têm hoje menos proteínas, vitaminas e minerais. A somar, os hábitos de vida: os fumadores, por exemplo, necessitam de consumir o dobro de vitamina C, comparando com os não fumadores, de forma a obterem os níveis adequados desta vitamina. As doenças associadas à deficiência de micronutrientes, como o raquitismo, são hoje raras. Mas há estudos a mostrar que a carência de micronutrientes pode aumentar a suscetibilidade de doenças crónicas, como cancro e diabetes e neste caso não existe necessidade de ciclos de suplementação.
A falta de vitaminas e minerais também pode predispor o corpo a infeções imunológicas. Portanto, tomar um multivitamínico diário durante o ano inteiro pode ser uma opção. Tomar suplementos proteicos (batidos à base de proteína de ervilha, por exemplo) também podem, regra geral, fazer parte da rotina. Assim como suplementos com ómega 3 (testados contra metais pesados). Sendo sempre recomendável abordares esta necessidade com o teu nutricionista ou outro técnico de saúde especializado.
Que suplementos precisam de ser consumidos em ciclos?
Se vimos produtos ou ingredientes que não necessitam de cumprir ciclos de suplementação, existem outros que os requerem por questões de saúde:
– Suplementos para o sono, como a melatonina
– Suplementos com 5-HTP, que além do sono, atuam no humor
– Suplementos que interferem com a produção de testosterona
– Suplementos para perder ou ganhar peso
– Suplementos hormonais
– Pré-treinos com estimulantes como a cafeína
O multivitamínico da GoldNutrition tem mais de 30 ingredientes essenciais ao teu bem-estar e energia. Dois comprimidos por dia, não sabes o bem que te fazia! Espreita aqui.